
Distrito Federal teve redução de 96% nos casos prováveis de dengue em 2025
Boletim da Secretaria de Saúde registra 11.108 casos prováveis em 2025, contra 278.019 em 2024, ano de alta circulação do vírus no país

A festa foi comemorada pela 141ª vez em maio deste ano A Praça Salviano Monteiro Guimarães, onde está situado o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, cartão-postal da cidade, será palco nesta segunda-feira (26) às 19h de uma sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal em homenagem à Festa do Divino Espírito Santo. A …
A festa foi comemorada pela 141ª vez em maio deste ano
A Praça Salviano Monteiro Guimarães, onde está situado o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, cartão-postal da cidade, será palco nesta segunda-feira (26) às 19h de uma sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal em homenagem à Festa do Divino Espírito Santo. A festa é uma tradicional celebração católica da cidade e foi comemorada pela 141ª vez em maio deste ano.

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.
A iniciativa da homenagem partiu do deputado Pepa (PP), morador de Planaltina e admirador da festa. “A folia é um momento sagrado e festivo que nos enche de luz e esperança. Durante esses dias, as ruas são enfeitadas com cores vibrantes e os sons dos tambores e das vozes dos foliões ecoam pelas esquinas. É uma honra celebrar esse período de fé e devoção, de unidade e solidariedade. Que possamos continuar mantendo essa tradição viva por muitos e muitos anos, e que o Divino Espirito Santo continue a nos proteger e a nos inspirar”, entusiasma-se.
A Festa do Divino Espírito Santo foi declarada patrimônio imaterial do Distrito Federal em 2013. Um dos momentos mais aguardados da celebração é a entrega e elevação das bandeiras do Divino. A festa católica celebra a descida do espírito santo dos céus diante dos 12 apóstolos e da virgem Maria. O festejo se inicia nove dias antes do domingo de pentecostes, com a novena ao espírito santo.
Uma das características da festa em Planaltina é a união de paróquias da zona urbana com os foliões da zona rural, que assumem os papéis de instrumentistas e cavaleiros, entre outros. Nos dois dias de festa, acontecem várias encenações e atividades religiosas. Entre elas, o encontro das bandeiras, o almoço das folias, a missa do folião da roça, a recepção do imperador, o cortejo do imperador, novenas, alvorada, pousos, cavalgadas, cantorias, ladainhas e a missa de encerramento.
Eder Wen – Agência CLDF

Boletim da Secretaria de Saúde registra 11.108 casos prováveis em 2025, contra 278.019 em 2024, ano de alta circulação do vírus no país

Oportunidades exigem diferentes níveis de escolaridade e oferecem salários que chegam a R$ 2,8 mil mais benefícios

Especialista alerta para sinais e cuidados simples que ajudam a prevenir a doença

Unidade foi inaugurada com novas salas de aula, quadra poliesportiva, obra que se arrastava desde 2014
