
Programa Em um Piscar de Olhos atendeu mais de 15 mil alunos da rede pública no 1º semestre
Ação faz parte do programa Em um Piscar de Olhos, que está na terceira edição; só neste ano, foram entregues 1,3 mil óculos aos estudantes que precisavam
Senado também precisa aprovar o texto antes que ele passe a valer; mudanças ocorrem após cobranças do STF Na primeira etapa da sessão do Congresso na tarde desta segunda-feira (29), os deputados aprovaram o texto que define as regras para liberação das emendas de relator, que ficaram conhecidas como orçamento secreto. A sessão havia sido marcada …
Continue reading “Câmara: projeto que muda regras do orçamento secreto é aprovado”
Senado também precisa aprovar o texto antes que ele passe a valer; mudanças ocorrem após cobranças do STF
Na primeira etapa da sessão do Congresso na tarde desta segunda-feira (29), os deputados aprovaram o texto que define as regras para liberação das emendas de relator, que ficaram conhecidas como orçamento secreto. A sessão havia sido marcada para sexta (26), mas, após reclamações de senadores de que o agendamento havia sido feito em cima da hora e eles já estavam com passagem comprada para seus estados, acabou havendo um reagendamento para esta segunda.
Os senadores ainda precisam confirmar a aprovação feita pela Câmara na etapa. O relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI) foi apresentado no início da tarde, com poucas alterações em relação ao texto do Ato Conjunto das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, publicado na última quinta-feira (25). Castro, que é vice-líder do MDB, definiu em seu substitutivo um limite máximo para as emendas de relator, sendo que o valor será decidido pelos integrantes da CMO (Comissão Mista de Orçamento).
Castro manteve a argumentação de que não seria possível identificar as emendas liberadas entre 2020 e este ano. As identificações, portanto, passam a valer apenas após a resolução das Casas ter sido aprovada pelos parlamentares. Contudo, uma nota técnica elaborada pela Conorf (Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal) afirma que o Congresso Nacional não está cumprindo decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou transparência e publicidade na execução das emendas de relator.
O documento da Conorf afirma que, ainda que o Congresso tenha divulgado informações, os dados não atendem aos “pressupostos fixados na mesma decisão para suspensão do bloqueio da execução orçamentária”. O texto diz ainda que o Projeto de Resolução (PRN) 4/2021, que estabelece novas regras para as emendas de relator do Orçamento e deve ser discutido no Congresso nesta segunda (29), “não atende senão em grau parcial e insuficiente aos requisitos fixados” na decisão do STF.
Fonte: BRASÍLIA | Isabella Macedo, do R7, em Brasília
Ação faz parte do programa Em um Piscar de Olhos, que está na terceira edição; só neste ano, foram entregues 1,3 mil óculos aos estudantes que precisavam
Inscrições estão abertas até 27 de julho; as aulas serão dadas em Ceilândia, Taguatinga, Planaltina, Asa Sul e Gama
Audiências começam nesta segunda e vão até semana que vem
Atacante não foi relacionado contra o São Paulo por mau desempenho nos treinamentos, conforme relatado pelo treinador rubro-negro