
Plano Piloto recebe nesta semana ação de acolhimento da pessoa em situação de rua
Abordagem está prevista para passar por 17 pontos da região administrativa

Números foram alcançados em eventos culturais que movimentaram a cidade na sexta (9) e no sábado (10); ação social continua junto a outras, como o Agasalho Solidário
O último fim de semana foi repleto de eventos culturais em Brasília. Isso significa, também, bons números para a campanha Solidariedade Salva, que propicia descontos em ingressos mediante a doação de alimentos não perecíveis, que são entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade. Em apenas dois dias — na sexta (9) e no sábado (10) —, a iniciativa arrecadou 7 toneladas de alimentos.
Na sexta-feira (9) e no sábado (10), foram recebidas 4,56 toneladas no Funn Festival, no Parque da Cidade. Também no sábado (10), dois eventos movimentaram a Arena BRB Mané Garrincha e se converteram em solidariedade: no Festival Rock Popular Brasileiro (RPB), a população doou 1,54 tonelada de alimentos, enquanto no Numanice, da cantora Ludmilla, foram arrecadados 920 kg.
“Cada ingresso solidário representa mais do que acesso a um evento — representa um prato de comida na mesa de quem mais precisa. A solidariedade do nosso povo transforma realidades, e é por meio de gestos como esse que conseguimos alcançar tantas famílias em situação de vulnerabilidade”, destacou a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, idealizadora da ação
Coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, a campanha entrou no calendário oficial do Distrito Federal após a publicação do decreto nº 46.115/2024, que também oficializa outras iniciativas como Agasalho Solidário, Vem Brincar Comigo e Nosso Natal. O Solidariedade Salva busca fortalecer o apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da arrecadação de alimentos não perecíveis.
A iniciativa alcançou o maior número de alimentos arrecadados durante uma partida de futebol, no dia 20 de março, quando a seleção brasileira enfrentou a Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 na Arena BRB Mané Garrincha. Foram recolhidas 27,7 mil doações provenientes dos ingressos de meia-entrada solidária, bem como de pessoas que decidiram doar mesmo sem a obrigação do ingresso.
Só no mês passado, a iniciativa beneficiou mais de 9,8 mil pessoas, com a distribuição de 2.470 kits, totalizando 24,7 toneladas de alimentos doados. As regiões administrativas contempladas foram: Sol Nascente/ Pôr do Sol, Itapoã, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Ceilândia, Planaltina, Estrutural, Lago Sul, Paranoá, São Sebastião, Arapoanga, Paranoá, Plano Piloto, Gama, Santa Maria, Sobradinho e Sobradinho II.
Com a chegada do inverno, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, na última quinta-feira (8), a 6ª edição da Campanha do Agasalho Solidário. Também idealizada pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha e coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, a ação segue até 17 de julho de 2025 e busca reforçar o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social. A meta deste ano é superar a média das edições anteriores, que arrecadaram cerca de 10 mil itens, cada.
A 6ª edição da campanha conta com o apoio de empresas, associações, voluntários e a sociedade em geral para ampliar a arrecadação de itens essenciais. Estão sendo aceitas peças de vestuário adulto e infantil, toucas, meias, luvas, calçados e cobertores, todos em boas condições de uso.
Os pontos de coleta estão distribuídos em locais estratégicos, como o Palácio e Anexo do Buriti, secretarias, administrações regionais, órgãos e entidades públicas. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da Chefia-Executiva de Políticas Sociais e pelo WhatsApp (61) 99195-4079.

Abordagem está prevista para passar por 17 pontos da região administrativa

Iniciativa oferece serviços gratuitos de odontologia e oftalmologia, com exames e distribuição de óculos de grau. Próxima cidade será Samambaia, de 2 a 13 de março

Ações de fiscalização visam à garantia de que todos possam brincar o Carnaval sem problemas

Evento da Adasa no bloco infantil Baratinha, no domingo (15), ensina crianças a economizar recursos naturais
