Brasília Agora
Brasília Agora


Sem categoria

Cantor Adriano Faquini faz dueto com Ney Matogrosso

17 de setembro, 2024

Ao receber a canção em violão e voz, Ney Matogrosso comentou: “É uma música forte e me remete à obra do cantor de flamenco Camarón de La Isla

Cantor Adriano Faquini faz dueto com Ney Matogrosso
Adriano Faquini (D), autor do sigle “Montaria”, com Ney Matogrosso - Foto: Antonio Fonseca Fernandes 

O single “Montaria” chega às plataformas de streaming em 18 de setembro. Nele, Adriano Faquini, um dos grandes músicos de Brasília, com trajetória destacada, principalmente, nos anos 1990, divide os vocais com um dos ícones da música brasileira: Ney Matogrosso.

“Eu escrevi essa música em 2002, quando morava em San Francisco (EUA). 20 anos depois, já de volta ao Brasil, sonhei que a cantava com o Ney. No dia seguinte, o produtor Gabriel Ruy me chamou para uma reunião e disse: ‘O que você acha de cantar essa música com o Ney Matogrosso?’. Bom, a história é longa, mas para resumir é isso: “eu, literalmente, estou realizando um sonho com Montaria”, afirma Faquini.

Ao receber a canção em violão e voz, Ney Matogrosso comentou: “É uma música forte e me remete à obra do cantor de flamenco Camarón de La Isla. Vai ser um desafio cantá-la, mas eu topo”. Adriano Faquini Iniciou sua carreira em 1985 como vocalista da banda Liberdade Condicional, participando de gravações, shows e eventos que marcaram época durante o boom do Rock Brasília. No mesmo ano, lançou-se em carreira solo e estava entre os artistas preferidos da cidade ao lado de nomes como Cássia Eller, Zélia Duncan, Renato Matos. O palco do legendário Bom Demais era sua segunda casa.

Em 1994 teve a oportunidade de mostrar sua verve de compositor com o lançamento do álbum “Tom da Cor”, com músicas autorais, interpretações e versões. No mesmo ano, representou Brasília no Festival Ibero-americano em Lisboa e participou da trilha sonora e fez uma ponta no premiado longa metragem “Louco Por Cinema”, do cineasta André Luiz de Oliveira. Em 1995 foi finalista no festival Canta Cerrado da Rede Globo com a composição “Lis Blues” e em 1998 gravou um single promocional para o dia dos pais da música “Feelings” que vendeu 100 mil cópias do CD vinculado à compra do jornal o Dia, no Rio de Janeiro.

Nos anos 2000 se apresentou pelo Brasil, países europeus, Japão e Estados Unidos. Desde 2007, reside em Vitória, onde tem realizado parcerias com músicos e produtores locais como Saulo Simonassi, Gabriel Ruy, Ricardo Caxalote, dentre outros.

Serviço

Lançamento do single Montaria com Adriano Faquini feat Ney Matogrosso. Data: 18 de outubro. Pre-save: bfan.link/montaria; e www.grv.art.br/distribua/