Brasília Agora
Brasília Agora


CULTURA

CCBB Brasília apresenta o espetáculo inédito “Euforia”

14 de agosto, 2024

Produção de dança contemporânea africana resgata o período da infância e as raízes culturais da África e do Brasil

CCBB Brasília apresenta o espetáculo inédito “Euforia”
O espetáculo é dirigido pelo bailarino moçambicano Idio Chichava - foto: Clara Molina

O CCBB traz para Brasília o espetáculo inédito Euforia, com estreia dia 15 de agosto. Em cartaz até 18 de agosto. O espetáculo conta com sessões acessíveis por meio de tradução em libras. Livre para todos os públicos.

Euforia é um espetáculo inédito de dança contemporânea africana dirigido por Idio Chichava, que reúne elenco e equipe técnica do DF em uma celebração das conexões entre Brasil e Moçambique. A montagem resgata a infância e as raízes culturais do elenco e direção, explorando a multiplicidade dos corpos e histórias, além da capacidade da dança de transformar e regenerar. A obra inédita que começou a ser ensaiada em junho de 2024 no Centro de Dança de Brasília faz parte do projeto Ritmo e Regeneração, iniciativa idealizada pelo brasiliense Cris Cantarino e realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF.

A proposta do espetáculo é alcançar diferentes estados de energia através de uma fusão de ritmos e movimentos. A coreografia aprofunda as conexões humanas e culturais, promovendo um intercâmbio que destaca a diversidade de corpos em movimento na cena”, destaca Cris. A produção é resultado do projeto Ritmo e Regeneração.

Idio Chichava

Idio Chichava está no Brasil para apresentar uma obra junto com bailarinos renomados do Distrito Federal. A conexão de Chichava com os profissionais da capital federal começou em um projeto de residência iniciado em 2023. O bailarino moçambicano desponta como um dos mais criativos coreógrafos da atualidade e está entre um dos cinco finalistas da edição inaugural do prémio europeu de dança Salavisa European Dance Award (Seda) criado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Chichava começou a dançar num grupo de dança tradicional moçambicana em 2000. Sua trajetória na dança contemporânea tem início no ano seguinte. Inclui experiências humanas e criativas com as companhias CulturArte e Kubilai Khan Investigations, na França, onde colabora desde 2005.

Em 2012, fundou a companhia Converge+, centrada em performances que juntam o canto e a dança. O mais recente trabalho de Chichava, intitulado “Vagabundus”, foi um dos destaques da bienal africana “Danse En Afrique”, para programadores de todo o mundo e o público em geral. Em agosto, Vagabundus, participa do Tanzmesse, festival alemão de dança contemporânea, em Dusseldorf.

O coreógrafo Idio Chichava é tido como artista que mostra Moçambique atual. A sua pesquisa sobre a ocupação de espaços, trabalhando com comunidade da periferia, desempenha uma função estimulante na criação de escrituras de novos vocabulários cénicos. É um privilégio ter um finalista do prêmio Salavisa coreografando em Brasília. Relação que já vem de alguns anos entre o moçambicano e o Movimento Internacional de Dança – MID.

Na nova coreografia de Brasília, estão no palco oito bailarinos que dançam e cantam. Chichava explica que se trata de uma experiência que passa pela vivência do corpo. Em Moçambique, um bailarino tradicional tem de cantar também. Não tem que cantar com eficiência, com muita técnica, mas tem que cantar para reforçar o grupo. A obra foi criada a partir de uma de nossas canções de ninar antigas que representam a tradição e a cultura brasileira. Ressignificada ela não mede medo a ninguém. Só embeleza e encanta.

Sobre Ritmo e Regeneração – Idealizado pelo artista da cena e produtor residente na capital federal, Cris Cantarino, que estará na assistência de direção de cena junto a Idio Chichava em “Euforia”, Ritmo e Regeneração contou com várias fases. Em junho, a iniciativa ofereceu várias oficinas em diversas vertentes da dança com renomados profissionais locais. Agora, paralelo aos cursos, o Centro de Dança de Brasília recebe o bailarino Idio Chichava para preparação da montagem do espetáculo “ Euforia” que chega ao CCBB Brasília.

Serviço

Espetáculo Euforia. Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul). Temporada: dias 15, 16, 17 e 18 de agosto (de quinta a domingo). Horários: quinta e sexta-feira, às 20h; sábado e domingo, às 18h. Ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), à venda em www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília. Capacidade do teatro: 327 lugares. Classificação indicativa: Livre. Instagram: @ritmoeregeneracao