
Alunos do Renova-DF recebem certificados de conclusão do curso
Durante formatura, nesta quinta-feira (24), governador Ibaneis Rocha anunciou 2,5 mil novas vagas disponíveis já no próximo ciclo do programa, previsto para maio
Participaram da reunião da Comissão os deputados Jaqueline Silva (Agir), Reginaldo Veras (PV), Martins Machado (Republicanos) e Daniel Donizet (PL) A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa aprovou a Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) 38/2021, que altera o artigo 107-A da Lei Orgânica, buscando melhor definir os objetivos do sistema …
Participaram da reunião da Comissão os deputados Jaqueline Silva (Agir), Reginaldo Veras (PV), Martins Machado (Republicanos) e Daniel Donizet (PL)
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa aprovou a Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) 38/2021, que altera o artigo 107-A da Lei Orgânica, buscando melhor definir os objetivos do sistema de segurança pública do DF e as atribuições dos órgãos responsáveis por operacionalizar as ações. Na redação atual, estão descritos os objetivos, mas não estão especificadas as instituições que devem cumpri-los.
Foto: Reprodução/TV Câmara Distrital
Outra novidade da PELO apresentada pelo deputado Roosevelt Vilela (PL) é a adoção explícita do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) como objetivo operacionalizado pelas Polícias Militar e Civil do Distrito Federal. O TCO deve ser utilizado para contravenção e crimes de menor potencial ofensivo. A mudança busca dar maior efetividade aos órgãos e ao sistema de segurança pública.
Responsabilidades
A norma estabelece que cabe à Polícia Militar o policiamento ostensivo, a prevenção a infrações, a guarda dos prédios públicos do DF e a fiscalização ambiental, entre outras atribuições. Já a Polícia Civil é responsável pelos procedimentos investigatórios de polícia judiciária como apuração das infrações penais e, entre outros, a fiscalização e notificação ambiental.
O Corpo de Bombeiros Militar do DF, além do tradicional combate a incêndios urbanos e florestais, também deve realizar os procedimentos de proteção da defesa civil, assim como o atendimento pré-hospitalar, além de regulação, normatização e fiscalização da segurança contra incêndio.
Por sua vez, cabe aos agentes de trânsito tanto do Detran/DF quanto do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal (DER/DF) a segurança e a prevenção de acidentes, assim como executar programas de educação e ações de fiscalização do trânsito no DF. Com a alteração, o DER passa a constar do sistema de segurança pública do DF.
Já a custódia, a ressocialização e a educação de condenados a penas restritivas de liberdade ficam sob responsabilidade da Polícia Penal e do Sistema de Administração Penitenciária do DF. Por fim, a nova redação determina que o Sistema de Defesa Civil do DF deve realizar ações para minimizar riscos de desastres no território do DF.
Outras matérias aprovadas
Além da PELO 38/2021, foram aprovadas pela comissão outras 17 propostas, incluindo a instituição do Dia da Mulher no Cooperativismo, do Dia Municipal do Hoteleiro, Dia do Ultrassonografista e do Dia da Limpeza.
Também foram aprovados o PL 1718/2021, que desobriga clientes a lacrarem bolsas, sacolas e mochilas dentro de comércios; o PL 2335/2021, que estabelece normas especiais sobre o orçamento de serviços de desentupimentos e afins, além de dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL), 193/2021 e 85/2019, para concessão de título de cidadão honorário e benemérito.
Isabella Almeida (estagiária) – Agência CLDF
Durante formatura, nesta quinta-feira (24), governador Ibaneis Rocha anunciou 2,5 mil novas vagas disponíveis já no próximo ciclo do programa, previsto para maio
Após mais de 120 dias de internação, a pequena Mavie recebeu alta hospitalar com o triplo do peso e alimentando-se exclusivamente por leite materno
Evento da Secretaria de Justiça e Cidadania celebra marco de 50 edições com programação especial que inclui desfile de moda sustentável, apresentações de artistas da região, além de atendimentos do Na Hora e de outros órgãos públicos
Medicamento protege bebês prematuros contra infecções graves; DF é pioneiro na imunização