BRASÍLIA

Celina Leão acompanha mutirão de serviços para catadores de recicláveis na Estrutural 

15 de janeiro, 2026 | Por: Agência Brasília

Acompanhada pela governadora em exercício Celina Leão, ação reuniu saúde, cidadania, assistência social e regularização de documentos no Centcoop-DF

Nesta quinta-feira (15), a governadora em exercício Celina Leão acompanhou o mutirão de serviços públicos oferecidos a catadores e catadoras de materiais recicláveis na Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop-DF), na Estrutural. Ao longo do dia, os participantes tiveram acesso a uma ampla rede de atendimentos gratuitos, especialmente na área da saúde, além de serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) voltados à cidadania, assistência social, orientação profissional e regularização de documentos.

Profissionais da reciclagem tiveram acesso a diversos serviços essenciais que, ofertados em sistema de mutirão, possibilitaram soluções de problemas em tempo hábil | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Essa é uma experiência que deu certo, que será aprimorada, para atender de forma rápida, célere e próximo da comunidade quem mais precisa”Celina Leão, governadora em exercício

Celina Leão lembrou que essa iniciativa tem como foco atender pessoas que, mesmo em situação de alta vulnerabilidade, executam um trabalho muito importante para o DF: “Cerca de 70% desse público é formado por mulheres, que sustentam suas famílias e buscavam prioridade no acesso aos serviços sociais. É exatamente isso que estamos fazendo: ajustando o atendimento às necessidades identificadas. Essa é uma experiência que deu certo, que será aprimorada, para atender de forma rápida, célere e próximo da comunidade quem mais precisa”.

Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a vacinação e atendimentos de saúde — como testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites —, além de exames preventivos oferecidos pela Carreta da Mulher. Também foram oferecidos atendimento psicossocial e orientações sobre os direitos das mulheres, cadastro e atualização no CadÚnico e no Bolsa Família, com emissão do Número de Identificação Social (NIS), bem como serviços de emissão de RG e regularização de CPF.

Trabalho essencial

A programação contou ainda com orientação jurídica, matrícula e renovação escolar, atividades para crianças, atendimento do Conselho Tutelar, emissão de certidões, oferta de vagas para castração e orientações da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepa-DF), além de oficinas de capacitação e inclusão produtiva em parceria com o Sebrae.

O secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes: “É o GDF atendendo quem mais precisa, quem está na ponta, é vulnerável e faz um trabalho essencial para o meio ambiente e para a limpeza das nossas cidades”

“Hoje nós temos aqui todos os nossos serviços”, avaliou o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes. “É um verdadeiro Na Hora dentro da central. É o GDF atendendo quem mais precisa, quem está na ponta, é vulnerável e faz um trabalho essencial para o meio ambiente e para a limpeza das nossas cidades”.

O secretário lembrou que, na última sexta-feira (9), o GDF esteve na central para entregar equipamentos destinados ao beneficiamento de materiais recicláveis, como plástico e vidro, além de outros itens que garantem um tratamento mais digno aos resíduos. “É colocar o material deles na prateleira de cima”, destacou, em referência à valorização do trabalho dos catadores.

Facilidade no atendimento 

A catadora Rosimeire da Silva comemorou: “É bom porque está todo mundo num lugar só, não precisa ficar se deslocando, indo de um canto para outro. Aqui mesmo já tem tudo o que a gente precisa” 

A presidente da Rede do Centcoop, Lúcia do Nascimento, ressaltou que os catadores precisam muito desse tipo de serviço. “Há trabalhadores que possuem apenas a Certidão de Nascimento e ainda não conseguiram emitir o documento de identidade”, apontou a gestora, para quem a iniciativa do GDF tem impacto direto na vida dos catadores. “Ajuda muito, com certeza. Mesmo sendo um dia de trabalho que eles perdem, vale a pena”.

Catadora há mais de 20 anos, Rosimeire da Silva, 46, moradora de Sobradinho, destacou a importância do mutirão de atendimentos concentrados em um único espaço: “Já tomei vacina e agora vou à Defensoria Pública”, contou. “Depois vou tirar minha identidade”. Ela também elogiou a ação do governo, que apontou como facilitadora da vida dos trabalhadores: “Está sendo maravilhoso para a gente, uma mão na roda”.

Para ela, o principal benefício é a unificação dos serviços: “É bom porque está todo mundo num lugar só, não precisa ficar se deslocando, indo de um canto para outro. Aqui mesmo já tem tudo o que a gente precisa”. 

Já a catadora Deusinalva Costa, 48, que trabalha há cerca de três anos na reciclagem, enfatizou a importância do mutirão para garantir acesso aos serviços públicos sem prejuízo da renda: “Esse mutirão é bom demais, porque a gente não precisa perder um dia de trabalho para ir ao Cras [Centro de Referência de Assistência Social]. Eu estou tentando resolver meus benefícios e os da minha netinha. Vou sair com tudo encaminhado. Esse evento é maravilhoso. Hoje vai sair tudo resolvido”.

Artigos Relacionados