
Cidadão do Amanhã: promove cidadania e cultura de paz entre estudantes da rede pública
Iniciativa Jovem do Itapoã — Cidadão do Amanhã investe mais de R$ 340 mil em ações educativas no CED 01 do Itapoã

Durante três dias de receitas deliciosas feitas por merendeiras da rede pública de ensino do DF, serão selecionados os oito pratos que disputarão o primeiro lugar na grande final do concurso Sabor de Escola: melhor receita da alimentação escolar do Distrito Federal. A semifinal reúne 41 receitas para degustação e avaliação da comissão julgadora e …
Continue reading “Chega às semifinais o concurso de merendas Sabor de Escolas”
Durante três dias de receitas deliciosas feitas por merendeiras da rede pública de ensino do DF, serão selecionados os oito pratos que disputarão o primeiro lugar na grande final do concurso Sabor de Escola: melhor receita da alimentação escolar do Distrito Federal. A semifinal reúne 41 receitas para degustação e avaliação da comissão julgadora e ocorre até esta quarta-feira (9), na Universidade Católica de Brasília.
A merendeira Maria dos Reis, 34 anos, trouxe a receita batizada de Salada nutritiva para participar do concurso. O prato leva repolho, pepino, cenoura, couve, frango, limão e temperos especiais. Ela trabalha na Escola Classe 111 de Samambaia e percebeu que precisava inserir as verduras de forma gostosa nas refeições das crianças.
“Já servimos esse prato para os estudantes e foi sucesso. É prático de fazer, porque leva várias verduras em um preparo que não precisa ir ao fogo, apenas o frango. Isso é bom porque facilita o cotidiano”, conta Maria, que é merendeira há sete anos.
Outra receita semifinalista é da dupla Josilene Páscoa, 52 anos, e Janete Ramos, 47 anos, que trabalham no Centro de Ensino Fundamental 215 de Santa Maria. Elas idealizaram um arroz carreteiro com creme de abóbora. “Eu amo o que faço. Me sinto extremamente realizada sendo merendeira e tem sido maravilhosa essa experiência do concurso”, destaca Josilene, que já exerce a função há 18 anos.
Todas as receitas devem conter, obrigatoriamente, ingredientes e produtos adquiridos exclusivamente pelo Programa de Alimentação Escolar do Distrito Federal (PAE-DF). Na avaliação, os jurados deverão observar os critérios como a viabilidade, ou seja, a possibilidade de replicação da receita em qualquer unidade escolar da rede pública de ensino; e a criatividade, que avalia originalidade e inovação na preparação, além da utilização de alimentos possíveis presentes no cardápio do PAE-DF. Todas as merendeiras terão as receitas publicadas em um livro, organizado pela SEEDF. A publicação terá a foto da idealizadora da receita e também do prato.

Iniciativa Jovem do Itapoã — Cidadão do Amanhã investe mais de R$ 340 mil em ações educativas no CED 01 do Itapoã

Divulgação será na página do Inep na parte de Provas e Gabaritos

Foram mais de 17 mil pessoas entre os 4,8 milhões de inscritos nessa faixa etária

Planejamento será mantido no próximo domingo (16), quando mais provas serão aplicadas
