Brasília Agora
Brasília Agora


CULTURA

Cia. Teatral Escambo entra em cartaz com espetáculo “Opostos?”

15 de agosto, 2024

Produção de grupo com quase 15 anos de existência debate sobre temas existenciais em RAs e escolas públicas periféricas do DF

Cia. Teatral Escambo entra em cartaz com espetáculo “Opostos?”
A partir deste mês, o espetáculo passará em Planaltina, Fercal, Sobradinho, Sobradinho 2 e Arapoangas - foto: divulgação

Em cena, um casal de músicos apresenta seu show com um repertório que traz à tona temáticas como apego, ciúmes, traição, violência e a incomunicabilidade nas relações. O teatro e a música se entrelaçam em cenas curtas que buscam, por meio do riso, um olhar mais atento para questões cotidianas veladas. A Cia. Teatral Escambo volta em 2024 com o espetáculo “Opostos?”, uma obra que foi construída nas ruas pela companhia de Sobradinho que conta com quase 15 anos de existência e que sempre teve o mote de levar a arte para ruas, regiões periféricas e Escolas Públicas do Distrito Federal.

Agora, a peça realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) vai passar a partir de agosto/2024 por Regiões Administrativas e Instituições da Rede de Ensino Público de Planaltina; Fercal; Sobradinho 1, Sobradinho 2 e Arapoanga. No total, a Cia. fará 15 apresentações do espetáculo “Opostos?” e cinco oficinas de jogos teatrais oferecidas pelo grupo para formação de atores, plateia e descentralização da arte para todes.

A partir deste mês, o espetáculo passará em Planaltina, Fercal, Sobradinho, Sobradinho 2 e Arapoangas – foto: divulgação

Sobre a Cia

A Cia Teatral Escambo, nascida em 2011 na cidade de Sobradinho/DF, iniciou sua trajetória com foco no teatro de rua, sempre trabalhando com temas sociais e de interesse público. Fundada por Letícia Souza, André Müller e Thiago de Moraes a companhia realiza desde sua criação espetáculos com temáticas relevantes dentro do gênero comédia, além de sarau cultural com a participação de artistas da cidade. O grupo tem em seu repertório espetáculos como “Opostos?” , produção que trata da temática de gênero e sua problemática. Ganhou o prêmio “Microprojetos Rio Francisco” – FUNARTE – em 2012, levando o espetáculo para as praças das cidades de Sobradinho/DF, Formosa/GO, Cabeceiras/GO e Cristalina/GO.


A companhia que preza passar pelas ruas do Distrito Federal de modo a levar arte acessível para todes estará em cartaz pelas praças, avenidas e locais abertos no dia 24/08, às 10h e às 17h, no estacionamento em frente a Administração Regional de Arapoangas (Avenida Erasmo de Castro – Residencial Sandray). Já no dia 31 de agosto, às 10h e às 17h, na Praça São Sebastião de Planaltina. Também no dia 14 de setembro, às 10h e às 17h, em frente a Administração de Sobradinho 2 e no dia 21/09, às 10h e 17h, na quadra de Esportes do Complexo esportivo Alto Bela Vista – Fercal e no dia 28 de setembro, às 10h e 17h, na Praça Seu Teodoro de Sobradinho 1. Haverá ainda sessões nas Escolas da Rede Pública do DF. A começar pela região Arapoangas com apresentações no dia 23 de agosto, às 19h30, no CED Dona América Arapongas e no dia 30 de agosto, às 19h30, no CED 3 de Planaltina. Gratuito. Livre para todos os públicos. Mais informações no Instagram: @escambociateatral.

A peça que foi criada em 2013 volta agora repaginada. No elenco com Letícia Souza e André Müller sob a direção de Zé Regino, a produção volta encenada com instrumentos musicais ao vivo e com cenas modificadas que se baseiam na comicidade e a música como uma forma de reflexão acerca dos papéis sociais impostos pelo patriarcado, criticando o amor romântico como reforçador desse sistema.

Segundo a coordenadora geral do projeto e atriz Letícia Souza o projeto “Opostos?” se caracteriza, desde sempre, como uma possibilidade de redimensionar e difundir a linguagem do teatro de rua nas cidades do DF, levando questionamentos e reflexões acerca dos papéis sociais, condutas, estereótipos e estigmas impostos à homens e mulheres em nossa sociedade.

“A cultura brasileira apresenta ainda uma organização patriarcal e a desigualdade de gênero existente traz prejuízos para a figura feminina, bem como engessa homens em comportamentos pré-concebidos que acabam por trazer o adoecimento dos mesmos. Nessa perspectiva, trazemos à tona esses aspectos, utilizando o humor e muita música, sem perder a criticidade”, destaca. A iniciativa contará ainda com oficinas gratuitas coordenadas pela arte-educadora Camila Modicoviski.

Serviço

Espetáculo Opostos?

Apresentações nas ruas, sempre às 10h e às 17h:
– Sábado (24/8), no estacionamento em frente à administração do Arapoangas.
– Sábado (31/8), na Praça São Sebastião, em Planaltina.
– Sábado 14/, em frente à administração de Sobradinho II.
– Sábado 21/9, na Quadra de esportes do Complexo esportivo Alto Bela Vista, na Fercal.
– Sábado 28/9, na Praça Seu Teodoro Sobradinho.
Acesso: gratuito. Classificação indicativa: livre. Mais informações no Instagram: @escambociateatral.