
Inscrições abertas para segunda edição do Projeto Toca Literária do Cerrado
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
Produção de grupo com quase 15 anos de existência debate sobre temas existenciais em RAs e escolas públicas periféricas do DF
Em cena, um casal de músicos apresenta seu show com um repertório que traz à tona temáticas como apego, ciúmes, traição, violência e a incomunicabilidade nas relações. O teatro e a música se entrelaçam em cenas curtas que buscam, por meio do riso, um olhar mais atento para questões cotidianas veladas. A Cia. Teatral Escambo volta em 2024 com o espetáculo “Opostos?”, uma obra que foi construída nas ruas pela companhia de Sobradinho que conta com quase 15 anos de existência e que sempre teve o mote de levar a arte para ruas, regiões periféricas e Escolas Públicas do Distrito Federal.
Agora, a peça realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) vai passar a partir de agosto/2024 por Regiões Administrativas e Instituições da Rede de Ensino Público de Planaltina; Fercal; Sobradinho 1, Sobradinho 2 e Arapoanga. No total, a Cia. fará 15 apresentações do espetáculo “Opostos?” e cinco oficinas de jogos teatrais oferecidas pelo grupo para formação de atores, plateia e descentralização da arte para todes.
A Cia Teatral Escambo, nascida em 2011 na cidade de Sobradinho/DF, iniciou sua trajetória com foco no teatro de rua, sempre trabalhando com temas sociais e de interesse público. Fundada por Letícia Souza, André Müller e Thiago de Moraes a companhia realiza desde sua criação espetáculos com temáticas relevantes dentro do gênero comédia, além de sarau cultural com a participação de artistas da cidade. O grupo tem em seu repertório espetáculos como “Opostos?” , produção que trata da temática de gênero e sua problemática. Ganhou o prêmio “Microprojetos Rio Francisco” – FUNARTE – em 2012, levando o espetáculo para as praças das cidades de Sobradinho/DF, Formosa/GO, Cabeceiras/GO e Cristalina/GO.
A companhia que preza passar pelas ruas do Distrito Federal de modo a levar arte acessível para todes estará em cartaz pelas praças, avenidas e locais abertos no dia 24/08, às 10h e às 17h, no estacionamento em frente a Administração Regional de Arapoangas (Avenida Erasmo de Castro – Residencial Sandray). Já no dia 31 de agosto, às 10h e às 17h, na Praça São Sebastião de Planaltina. Também no dia 14 de setembro, às 10h e às 17h, em frente a Administração de Sobradinho 2 e no dia 21/09, às 10h e 17h, na quadra de Esportes do Complexo esportivo Alto Bela Vista – Fercal e no dia 28 de setembro, às 10h e 17h, na Praça Seu Teodoro de Sobradinho 1. Haverá ainda sessões nas Escolas da Rede Pública do DF. A começar pela região Arapoangas com apresentações no dia 23 de agosto, às 19h30, no CED Dona América Arapongas e no dia 30 de agosto, às 19h30, no CED 3 de Planaltina. Gratuito. Livre para todos os públicos. Mais informações no Instagram: @escambociateatral.
A peça que foi criada em 2013 volta agora repaginada. No elenco com Letícia Souza e André Müller sob a direção de Zé Regino, a produção volta encenada com instrumentos musicais ao vivo e com cenas modificadas que se baseiam na comicidade e a música como uma forma de reflexão acerca dos papéis sociais impostos pelo patriarcado, criticando o amor romântico como reforçador desse sistema.
Segundo a coordenadora geral do projeto e atriz Letícia Souza o projeto “Opostos?” se caracteriza, desde sempre, como uma possibilidade de redimensionar e difundir a linguagem do teatro de rua nas cidades do DF, levando questionamentos e reflexões acerca dos papéis sociais, condutas, estereótipos e estigmas impostos à homens e mulheres em nossa sociedade.
“A cultura brasileira apresenta ainda uma organização patriarcal e a desigualdade de gênero existente traz prejuízos para a figura feminina, bem como engessa homens em comportamentos pré-concebidos que acabam por trazer o adoecimento dos mesmos. Nessa perspectiva, trazemos à tona esses aspectos, utilizando o humor e muita música, sem perder a criticidade”, destaca. A iniciativa contará ainda com oficinas gratuitas coordenadas pela arte-educadora Camila Modicoviski.
Espetáculo Opostos?
Apresentações nas ruas, sempre às 10h e às 17h:
– Sábado (24/8), no estacionamento em frente à administração do Arapoangas.
– Sábado (31/8), na Praça São Sebastião, em Planaltina.
– Sábado 14/, em frente à administração de Sobradinho II.
– Sábado 21/9, na Quadra de esportes do Complexo esportivo Alto Bela Vista, na Fercal.
– Sábado 28/9, na Praça Seu Teodoro Sobradinho.
Acesso: gratuito. Classificação indicativa: livre. Mais informações no Instagram: @escambociateatral.
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
Criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, certame tem inscrições gratuitas de 10 de maio a 25 de junho e R$ 195 mil em prêmios, contemplando sete categorias entre obras publicadas em português e projeto de incentivo à leitura
Público poderá aproveitar, até domingo (11), mediações culturais gratuitas pela exposição, com a presença da curadoria e de alguns dos artistas participantes, tudo de forma gratuita
De 10 de maio a 15 de junho, acontece Deu a Louca na I.A. – A NOVA, INÉDITA e NUNCA VISTA comédia do G7, no Teatro La Salle (906 Sul). Saiba mais aqui!