DESTAQUE

CLDF define o comando das onze comissões permanentes para o próximo biênio

20 de janeiro, 2025

Cada uma das comissões permanentes da Casa é composta por cinco deputados, que são responsáveis avaliar as propostas legislativas antes da aprovação em plenário Em sessão extraordinária nesta terça-feira (15), os integrantes das comissões permanentes da Câmara Legislativa do Distrito Federal elegeram os presidentes e os vices dos colegiados para o biênio 2021-2022. Por acordo feito previamente, […]

Cada uma das comissões permanentes da Casa é composta por cinco deputados, que são responsáveis avaliar as propostas legislativas antes da aprovação em plenário

Em sessão extraordinária nesta terça-feira (15), os integrantes das comissões permanentes da Câmara Legislativa do Distrito Federal elegeram os presidentes e os vices dos colegiados para o biênio 2021-2022. Por acordo feito previamente, houve apenas chapa única.

Assume a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a deputada Jaqueline Silva (PTB) e a vice-presidência o deputado Martins Machado (Republicanos). Jaqueline considerou que sua experiência à frente da Terceira Secretaria da CLDF nos últimos dois anos a auxiliará no novo posto. Já o deputado Agaciel Maia (PL) permanecerá na presidência da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), tendo como vice o deputado José Gomes (PSB). Maia agradeceu aos colegas pela continuidade no trabalho orçamentário, no qual é especialista.

Do mesmo modo, o deputado Fabio Felix (PSOL) continuará no comando da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar (CDDHCEDP), tendo agora como vice o deputado Agaciel Maia (PL). Felix relatou que a comissão recebeu mais de mil denúncias de violação de direitos nos últimos dois anos e acrescentou que estar à frente dessa comissão é uma “pauta de vida”.

Martins Machado (Republicanos) também permanecerá na presidência da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), sendo que o deputado Iolando Almeida (PSC) ocupará a vice. Machado agradeceu a cooperação dos integrantes da CAS, especialmente em tempos de pandemia, quando há muitas demandas sociais.

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) será presidida pela deputada Arlete Sampaio (PT), tendo como vice o deputado Leandro Grass (Rede). “Trabalharemos juntos para discutir os projetos dessas três áreas fundamentais para o DF”, declarou Arlete. Ao deputado Chico Vigilante (PT) caberá a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), tendo como vice o deputado Valdelino Barcelos (PP).

Já a presidência da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) será do deputado Cláudio Abrantes (PDT) e a vice do deputado Hermeto (MDB). Abrantes destacou que a CAF terá um papel preponderante na regularização do DF nos próximos dois anos. Por sua vez, a deputada Júlia Lucy (Novo) presidirá a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo, cujo vice será o deputado Daniel Donizet (PL).

O deputado José Gomes (PSB) ocupará a presidência da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) e o deputado Robério Negreiros (PSD) o posto de vice. A presidência da Comissão de Segurança ficará com deputado Roosevelt Vilela (PSB) e a vice com o deputado Fernando Fernandes (PROS). O deputado Valdelino Barcelos (PP) continuará na presidência da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), tendo como vice o deputado Agaciel Maia (PL).

No próximo biênio, a Comissão especial destinada ao exame de mérito das Propostas de Emenda à Lei Orgânica (CPELO) será presidida pelo deputado Eduardo Pedrosa (PTC), que terá como vice o deputado Robério Negreiros (PSD).

A sessão extraordinária foi transmitida ao vivo pela TV Web CLDF e pelo portal da Casa no Youtube. Ainda nesta tarde, o plenário vai apreciar os projetos da pauta de votações a partir das 15 horas.

Franci Moraes
Fotos: Figueiredo/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Artigos Relacionados