Brasília Agora
Brasília Agora


BRASÍLIA

CLDF lança plataforma de EAD com curso sobre Educação em Direitos Humanos

17 de dezembro, 2020

Curso gratuito será oferecido pela Escola do Legislativo. Estão previstas 200 vagas para a disciplina que terá uma carga horária de 36 horas A Câmara […]

CLDF lança plataforma de EAD com curso sobre Educação em Direitos Humanos
Foto: Carlos Gandra/CLDF

Curso gratuito será oferecido pela Escola do Legislativo. Estão previstas 200 vagas para a disciplina que terá uma carga horária de 36 horas

A Câmara Legislativa do Distrito Federal lança, nesta sexta (18), sua própria plataforma de educação a distância. Em comemoração ao lançamento, será realizada audiência pública às 9h30 com a presença dos parlamentares Fábio Félix (PSOL), presidente da Comissão de Defesa Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar, e Jaqueline Silva (PTB), 3ª Secretária da Mesa Diretora e responsável pela Escola do Legislativo (Elegis/CLDF).

A Educação em Direitos Humanos será o tema do primeiro curso a ser ofertado na nova modalidade. Anteriormente apresentado apenas de forma presencial, o curso, agora na 6ª edição, será lecionado através de aulas gravadas, além de textos e exercícios. A abordagem remota representa um possível aumento no alcance do conteúdo uma vez que permite a participação de um número maior de alunos.

Estão previstas 200 vagas para a disciplina que terá uma carga horária de 36 horas, divididas em sete módulos de quatro horas e um último de oito horas, e abordará os seguintes tópicos: Concepções de Direitos Humanos; Gênero e Direitos Humanos; a Comunidade LGBT e Direitos Humanos; Questão Racial e Direitos Humanos; Economia, Desigualdades e Direitos Humanos; Direito à Cidade e Direitos Humanos; Sistema de Segurança, Sistema Prisional e Direitos Humanos; Estratégias de Defesa dos Direitos Humanos. O módulo final terá um aumento na duração, porque os alunos irão apresentar projetos sociais relacionados à defesa dos direitos humanos aplicados em locais de suas comunidades, como escola, trabalho ou outras instituições relevantes aos participantes.

Em um primeiro momento, todas as aulas serão gravadas previamente, mas a intenção é proporcionar reuniões síncronas no futuro e expandir a grade curricular da plataforma. “Educação em Direitos Humanos” é apenas o primeiro de um total de 25 cursos que a Elegis planeja ofertar a distância. Processo Legislativo, Educação Política e Prevenção à violência doméstica, entre outros, são alguns que ainda estão sendo elaborados. A prioridade de oferta é a de conteúdos que contribuam para a formação da cidadania.

O curso é resultado de uma parceria entre a CDDHCEDP com a Elegis, que convidaram professores de alto nível de formação acadêmica, em maioria doutores, para elaborar o conteúdo da disciplina. Além dessa cooperação também há convênios com o Instituto Legislativo Brasileiro, a escola de governo do Senado Federal; o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados e outras instituições. O objetivo da colaboração entre esses centros de ensino é o intercâmbio de cursos, que já está sendo discutido.

Victor Cesar Borges (estagiário)
​​​​​​​Foto: Silvio Abdon/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa