
Libertadores: primeira fase começa nesta terça-feira com confronto entre velhos conhecidos dos brasileiros
The Strongest-BOL x Deportivo Táchira -VEN abre a competição em La Paz

Torneio com ex-jogadores que fizeram história com suas seleções terá primeira edição no Brasil, mas ainda não tem data divulgada; equipe brasileira ainda contará com Zico como treinador
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2026/h/v/Yjx2mYThS3XsZThUs7Vg/271.avif)
Os novos torcedores de futebol e a velha guarda da modalidade terão a chance de ver os craques internacionais da antiga geração em campo novamente e, de quebra, no Rio de Janeiro. Um novo Mundial de futebol chega ao Brasil, desta vez é a Copa do Mundo das Lendas 2026. O torneio, anunciado ontem, no Teatro Roxy, em Copacana, conta com ex-jogadores consagrados do futebol, como Romário, Seedorf, Káká, Nesta, Henry e outros 165 atletas que irão representar mais uma vez as camisas de seus respectivos países na competição que acontecerá nos estádios do Nilton Santos e Maracanã — privilegiado com a grande final.
— As lendas do futebol carregam histórias, valores e influência que atravessam gerações e fronteiras — diz o fundador do projeto Nasr Bunyadi. E continua: É um evento esportivo e de entretenimento de classe A, pensado para toda a família, que cria uma verdadeira ponte entre culturas e gerações.
Entre os nomes já confirmados estão ídolos como Kaká, Romário, Bebeto e Roberto Carlos, pelo Brasil; Buffon, Cannavaro e Materazzi, pela Itália; Thierry Henry, Vieira e Evra, pela França; Zanetti e Saviola, pela Argentina; Casillas pela Espanha; Van der Sar e Frank de Boer, pela Holanda; além de grandes nomes da Nigéria e da Arábia Saudita.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2026/z/u/jgmpp0QCSdRrChFscK2w/278.avif)
Tietado até mesmo pelo representante da Nigéria, Khalilou Fadiga, Romário ressaltou que “este torneio é algo especial para o futebol e para os torcedores”.
— Fico feliz de ser um dos brasileiros que tem essa possibilidade real de participar, diretamente, dentro do campo, fazendo o que mais amo nessa vida: disputar uma competição como essa, no meu estado. E, se Deus quiser, no meu Maracanã. É muito importante — diz Romário.
A estreia da Copa das Lendas, que ainda não tem data definida, será com oito seleções — além do Brasil, Arábia Saudita, Argentina, França, Holanda, Itália, Nigéria, Espanha. Os jogos serão divididos em quartas de final, semi e a decisão, totalizando sete jogos, com o campeão levando uma taça semelhante à do Mundial, mas com desenhos que a ressignificam para o conceito do evento.
— Cada lenda tem uma função, uma responsabilidade. E pensei qual é a responsabilidade de uma lenda que já ganhou tudo? Porque eles estão jogando? Talvez para sustentar todas as futuras gerações, e foi assim que nasceu essa ideia. Pensei em um universo de novas gerações, que hoje estão conhecendo o futebol — diz o artista italiano, que realiza projetos sociais em comunidades no Rio de Janeiro, Antonio Moreno De Turco.
E prossegue: — A taça foi pensada para as lendas que um dia foram crianças e para as crianças que um dia vão ser Lendas.
Embaixador do projeto, o holandês ex-Botafogo, Clarence Seedorf, acredita no evento como “um grande entretenimento uma celebração fantástica do futebol, reunindo lendas, torcedores e culturas de uma forma que realmente honra o esporte”.
— Este projeto não é simplesmente jogar futebol. Mas é criar um momento especial. O mundo está precisando mais do que nunca. Nada melhor do que o futebol, que tem este poder de unir as pessoas com nossas diferenças, nossas crenças. É um momento de conexão com os torcedores, que foram para mim o motivo de levantarmos todos os dias para dar alegria para eles. É uma conexão do menino que só joga com essas lendas no Fifa, com o avô, que os viu jogar — disse Seedorf.
Embora sejam grandes nomes, a limitação física da idade destes ex-atletas faz com que os jogos sejam planejados sem limite de substituições e com dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate, às penalidades.
— Eu tenho 55 anos, é difícil. Mas tenho que trabalhar para evitar lesões, vou para a academia para construir músculos, mas a técnica não precisarei trabalhar — diz Nesta, zagueiro histórico do Milan.
Segundo Bunyadi, cada clube terá 20 atletas, o que deixaria cerca de 170 nomes para o torneio. Seedorf informou que 120 já foram confirmados. Os elencos já têm seus capitães e treinadores pré-definidos.
Brasil: o capitão será o pentacampeão Cafu, enquanto Zico acompanhará o time como treinador;
Arábia Saudita: capitão Yasser Al-Qahtani e treinador Majed Abdullah;
Argentina: Capitão Sergio Aguero e treinador Gabriel Batistuta;
Espanha: capitão Carles Puyol e treinador Fernando Hierro;
França: capitão Thierry Henry e treinador Patrick Vieira;
Holanda: capitão Clarence Seedorf e treinador Ruud Gullit;
Itália: capitão Gianluigi Buffon e treinador Paolo Maldini;
Nigéria: capitão Nwankwo Kanu e treinador Khalilou Fadiga
BS20260203025101.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2026/02/com-craques-como-romario-e-seedorf-rio-de-janeiro-sediara-nova-copa-do-mundo-de-lendas-confira-nomes-confirmados.ghtml

The Strongest-BOL x Deportivo Táchira -VEN abre a competição em La Paz

Jogador entrou em conflito com o clube pela insatisfação com a oferta de renovação de contrato

Time rubro-negro teve Carrascal expulso no início do segundo tempo e acaba derrotado por 2 a 0, no Mané Garrincha

Campanha leva mensagem antirracista ao Clássico das Multidões, com distribuição de cartões ao público e mobilização coletiva de cerca de 70 mil torcedores
