
Quer conhecer o Congresso Nacional? Novo site facilita o agendamento de visitas guiadas
Passeio dura cerca de 50 minutos e percorre Câmara e Senado
Mostra é virtual, mas moradores e visitantes de Brasília podem conferir uma exposição de cartazes de filmes em estação de metrô A 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) começou nesta terça-feira (15) de forma ampla e virtual pelo Canal Brasil e plataforma Canais Globo. No entanto, uma única atração foi presencial. […]
Mostra é virtual, mas moradores e visitantes de Brasília podem conferir uma exposição de cartazes de filmes em estação de metrô
A 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) começou nesta terça-feira (15) de forma ampla e virtual pelo Canal Brasil e plataforma Canais Globo. No entanto, uma única atração foi presencial. Trata-se da exposição “Cartazes Cine Brasília”, que reúne 40 peças de filmes que participaram do festival ao longo dos anos, na Estação de Metro 106/107 Sul. A estação leva o nome do principal templo do cinema do Distrito Federal, monumento de Oscar Niemeyer, e conhecido por abrigar o FBCB: Cine Brasília.

A abertura contou com a presença do secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, que conferiu cada peça exposta. “A ideia é transformar essa exposição, que segue até 15 de fevereiro, em permanente. Isso porque essa estação de metrô chama-se Cine Brasília. Por trás de cada um desses cartazes, temos a história política e cinematográfica do país, com cartaz es de filmes brasilienses, brasileiros e até internacionais”, conta.
Ode á memória
A importância dessa exposição está diretamente ligada a um dos pilares curatoriais dessa edição de 2020: a memória. Diretora executiva do FBCB, Érica Lewis fez questão de abrir o FBCB de 2020 com essa mostra.

“É muito simbólico inaugurar um evento de 53 anos por meio de cartazes, vestígios memoriais de tantos filmes e festivais de outrora. Esse tema será debate em diversas mesas”.
A curadoria dessa exposição foi feita por Rodrigo Rodrigues, gerente do Cine Brasília, que fez um recorte da força do Cine Brasília na difusão do cinema de arte internacional. “Os cartazes expostos fazem parte da memória e refletem esse cuidado que estamos tendo com acervo. Nesses cartazes, temos o cruzamento entre as linguagens do cinema e das artes gráficas”, avalia.

Passeio dura cerca de 50 minutos e percorre Câmara e Senado

Ele passará a ocupar novo cargo na diretoria da entidade nacional durante gestão 2026-2030, liderada pelo presidente José Roberto Tadros

Na prática, as empresas alcançadas pela decisão e que cumpram os requisitos legais do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) poderão usufruir do benefício até março de 2027

Evento ocorre de 24 a 26 de setembro, no Sesc Gama, e reúne especialistas do Brasil para discutir turismo acessível, desenvolvimento sustentável, cultura e valorização dos territórios. A programação conta com palestra ministrada por Michel Alcoforado; entrada gratuita