DESTAQUE
[Comparativo] Tracker, Renegade, Kicks, Creta e T-Cross topo de linha
7 de junho, 2021Nissan Kicks, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, VW T-Cross, Honda HR-V e Hyundai Creta; colocamos os SUVs mais vendidos da categoria frente a frente RESUMINDO A […]
Nissan Kicks, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, VW T-Cross, Honda HR-V e Hyundai Creta; colocamos os SUVs mais vendidos da categoria frente a frente
RESUMINDO A NOTÍCIA
- Somados os SUVs emplacaram quase 120 mil unidades
- Dos modelos citados apenas três tem motorização turbinada
- Nissan Kicks é o mais barato do comparativo
O mercado de SUVs está aquecido no Brasil e na base da categoria a disputa é ferrenha. Somente entre Nissan Kicks, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, VW T-Cross, Honda HR-V e Hyundai Creta foram comercializadas 119.037 unidades de janeiro a maio deste ano. O R7 Autos Carros colocou frente a frente as versões mais caras desses modelos e mostra os prós e contras de cada modelo.
Jeep Renegade Longitude
O SUV que não ganha alterações expressivas no visual desde 2019, mas hoje o mais vendido da categoria. Somente no acumulado deste ano foram mais de 30 mil unidades vendidas.
JEEP RENEGADE 2021 DIESEL 4×4 É FORTE MESMO? Veja o que mudou na linha atual: review completo
O R7 avaliou a versão Limited 1.8, a mais cara da linha flex. O Renegade vem bem equipado na versão mais cara. A multimídia com tela de 8,4” contém espelhamento paraAndroid auto e Apple CarPlay, o modelo também pode ter teto-solar como opcional. O SUV ainda é calçado com pneus aro 18” e desenho de roda exclusiva pra versão.
O ponto de melhoria fica por conta do motor e-torq 1.8. Apesar de ser o mais potente com 139cv tem alto consumo. Em nossos teste a média foi de 5,8km/l na cidade. 7,0km/l na estrada usando etanol.
Preço: R$ 129.490
Chevrolet Tracker Premier
O Chevrolet Tracker é um dos mais completos da categoria. Na versão Premier com motor 1.2 turbo de 133cv e câmbio automático de seis marchas o modelo já tem teto-solar além de diversos itens de segurança, como sistema de monitoramento de pontos cegos, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa.
De série, o SUV chega equipado com seis airbags, controle de tração e estabilidade, start stop e câmera de ré. Na versão testada há interior com bancos em couro (azul e cinza no veículo avaliado). O SUV ainda traz Wi-Fi a bordo, carregador por indução e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
TRACKER 2022 em detalhes: E ELA JÁ CUSTA R$ 134 mil : o que mudou? Ainda vale a pena?
Preço: R$ 134.030
Honda HR-V Touring
O Honda HR-V Touring é o mais caro entre os modelos comparados mas um dos mais interessantes. Apresentando uma pegada mais esportiva o carro tem rodas aro 18” com visual escurecido, grade cromada e faróis em Full-LED.
De serie o SUV tem multimídia com tela de 7” e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. O teto-solar é de serie, assim como os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
HONDA HR-V TOURING 2021 1.5 turbo: veja os novos equipamentos neste review COMPLETO!
Sob o capô o HR-V Touring é equipado com motor 1.5 turbo de 173cv e câmbio CVT.
Os contras do modelo fica por conta de que ele só pode ser abastecido com gasolina e tem pouca tecnologia embarcada apesar da motorização que é seu ponto alto.
Preço: R$ 150.300
Nissan Kicks Exclusive
O SUV que ganhou novo visual recentemente chega mais equipado na linha 2022 e preços mais em conta se comparado com seus concorrentes citados na matéria.
O novo Kicks recebeu melhorias que tornaram seu visual atualizado sem mudar a plataforma do veículo que já tem cinco anos de lançamento.
NOVO KICKS 2022 vai desbancar Renegade, T-Cross, Tracker, Nivus, Creta, 2008 e Tiggo 2? O QUE MUDA?
Por dentro, embora predomine o plástico preto inclusive rígido no painel, o encaixe dos itens é muito bom e combina parte da forração com couro costurado. Os bancos são revestidos em couro de duas cores com apoios laterais e espuma confortável, tecnologia que a Nissan chama de “zero gravity” (gravidade zero). Nesta versão o Kicks traz direção elétrica, ar condicionado, computador de bordo e multimídia de sete polegadas.
O motor 1.6 litro 16V flex com 114cv a 5.600 rpm tem torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm, números abaixo dos concorrentes. Se por um lado tecnicamente ele não se destaque pela potência, por outro o Kicks é um carro leve, com apenas 1.104kg. Ao longo do nosso teste o Kicks cumpriu uma média de 10,4km/l com etanol em circuito misto
Preço: R$ 118 mil
Hyundai Creta Prestige
À espera de uma mudança que deve ser apresentada no segundo semestre desse ano, nós avaliamos a versão Prestige com motor 2.0 flex de até 166cv.
HYUNDAI DIVULGAÇÃO
A diferença no visual fica só por conta da lanterna que na versão topo de linha é em LED. A central multimídia tem tela de 8” espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, além de ser o único da lista com TV digital a bordo.
NOVA VERSÃO DO CRETA: Smart Plus 2021 – manda pergunta!
De serie o SUV vem equipado com ar-condicionado digital, direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, bancos em couro e câmbio automático CVT.
Preço: R$ 111.990
Volkswagen T-Cross Highline
Talvez um dos mais sóbrios dessa lista, o T-Cross não recebe alterações importantes no visual desde sua estreia em 2019.
A versão topo linha Highline é equipada com motor 1.4 turbo de 150cv e câmbio automático de seis velocidades, o que o faz ser o segundo Crossover mais forte do comparativo. De serie o modelo vem equipado com teto solar e diversos itens de segurança como alerta de permanência em faixa, frenagem de emergência e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Destaque para o modelo está o som da marca beats e multimídia VW Play com tela de 10,4” e espelhamento para Android auto e Apple CarPlay e navegador integrado (nesta versão).
Preço: R$ 128 mil
Comparativo
Entre os modelos citados, o que apresenta comportamento mais esportivo é o Honda HR-V, que possui o melhor desempenho e potência de sobra mas é pouco conectado com multimídia de baixa resolução e faltam alguns itens que modelos mais baratos já tem. O segundo mais interessante é o T-Cross com 150cv e a conectividade da multimídia, do cluster e dos itens de segurança fazem dele um ótimo concorrente. Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e Hyundai Creta são calibradas para o conforto e por isso são similares até mesmo na posição para dirigir. O Renegade é o mais vendido com seu visual robusto mas o motor 1.8 não ajuda e aguarda também um propulsor turbinado.
T- CROSS 2021: review da versão Highline 1.4 de 150cv – só não é mais caro que HR-V Touring
Em termos de conectividade o Tracker se destaca por oferecer multimídia com Wi-Fi integrado e espelhamento sem fio, coisa que nenhum concorrente traz nesta categoria (o VW Play não tem internet mas é o segundo equipamento melhor da categoria). O motor de 133cv do Tracker equilibra potência e baixo consumo. Seu ponto a ser repensado é o preço, superior ao T-Cross que é mais potente com 150cv.
Dos modelos citados, os que tem motorização turbinada apresentam pequena vantagem quando o assunto é arrancadas e retomadas. O consumo dos modelos turbinados também é reduzido com excessão do Kicks; aspirado, é um dos mais econômicos embora o desempenho não empolgue. O pênalti do Kicks é justamente esse: desempenho não é seu forte nem a conectividade e faz falta um bom teto solar.
Fonte: AUTOS CARROS | Do R7