
Brasília desponta no turismo nacional como capital de grandes eventos
O calendário atrai turistas de todo o país e impulsiona comércio, hotéis e o setor de serviços
A pista suspensa que ligará a extremidade da rampa do BRT à superfície será sustentada por dois muros; os paredões, feitos de concreto armado, terão 80 m de comprimento Mais uma etapa vencida na construção da via que ligará a rampa exclusiva para ônibus do Túnel de Taguatinga à Avenida Elmo Serejo. As bases dos …
Continue reading “Concluída base de sustentação de via para ônibus do Túnel de Taguatinga”
A pista suspensa que ligará a extremidade da rampa do BRT à superfície será sustentada por dois muros; os paredões, feitos de concreto armado, terão 80 m de comprimento
Mais uma etapa vencida na construção da via que ligará a rampa exclusiva para ônibus do Túnel de Taguatinga à Avenida Elmo Serejo. As bases dos muros laterais que vão sustentar a pista elevada já estão prontas. Agora, a equipe tem se dedicado a cortar e dobrar vergalhões de aço para fazer a armação das duas estruturas.
Cada um dos muros de contenção terá 80 m de comprimento. Sobre eles, estará apoiada a via de conexão entre a ponta solta do viaduto, com pouco mais de 3 m de altura, e a superfície. A resistência dos paredões será reforçada por vergalhões de diferentes diâmetros, usados para compor o concreto armado.
“Serão utilizados aproximadamente 11 toneladas de aço para fazer a armação”, comenta Everaldo Barros, um dos engenheiros civis que atuam na construção do túnel. “A concretagem dos paredões será feita por partes, para evitar trincas. Devemos gastar três dias para cada trecho de 10 m, se a chuva permitir.”
Os dois muros laterais vão sustentar a pista até que ela esteja a cerca de um metro da superfície. “O restante da via não precisa de contenção”, explica o engenheiro civil José Alfredo Aguiar. “Os últimos cinco metros serão feitos em cima de um aterro até que encontrem as faixas de rolamento da Elmo Serejo”.
A rampa do BRT tem 80 m de comprimento, uma construção robusta que exigiu duas etapas de concretagem. No total, foram usados 450 m³ de concreto. O viaduto dará acesso ao boulevard do Túnel de Taguatinga.
O calendário atrai turistas de todo o país e impulsiona comércio, hotéis e o setor de serviços
Um dos projetos que receberão o serviço é o Na sua Hora, quarta e quinta-feira no Lago Norte
Serviços de assistência social, saúde, educação e habitação serão ofertados em dois pontos da região administrativa
Agentes do Detran-DF flagraram dez motoristas dirigindo sem carteira de habilitação