CONCURSOS

Concurso de perito médico federal tem 22 mil inscritos

24 de janeiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Seleção oferece 250 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. Confira o total de inscritos por região e a relação candidato/vaga por estado

Perícia médica: seleção oferece 250 vagas imediatas, além da formação de um cadastro de reserva — Foto: Divulgação

O Ministério da Previdência Social (MPS) divulgou o número de candidatos inscritos no concurso para perito médico federal: em todo o Brasil, 22.039 pessoas manifestaram interesse pela seleção, que oferece 250 vagas imediatas, além da formação de um cadastro de reserva (podendo totalizar a oferta de 500 postos).

As informações são do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do processo seletivo. Com carga horária de 40 horas semanais, a remuneração inicial é de R$ 14.166,99, incluindo a Gratificação de Desempenho de Atividade Médico-Pericial.

A maior parte dos interessados no concurso está no Nordeste. Para as 159 vagas autorizadas na região, há 12.087 candidatos inscritos. A segunda região com maior número de concorrentes é o Sudeste, com 4.374 cadastrados. O Norte teve 2.828 inscrições; o Sul, 1.257; e o Centro-Oeste, 1.493.

Relação de candidatos por estado

Considerando apenas os estados, a maior concorrência, já levando em conta o cadastro de reserva, está em São Paulo. Na capital paulista, a proporção é de 275 candidatos por vaga. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com 249 concorrentes por vaga, e o Distrito Federal, com uma relação candidato/vaga de 157 pessoas.

Provas

As provas objetivas serão aplicadas em 16 de fevereiro, em todas as capitais do país. Nos próximos dias, o Cebraspe divulgará os locais de avaliação.

A seleção será composta por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório.

a divulgação do edital de resultado final das provas objetivas e de convocação para a avaliação biopsicossocial e para o procedimento de heteroidentificação acontecerá no dia 19 de março.

Atribuições

Para concorrer, além do diploma de médico, o candidato tinha que apresentar o registro no Conselho Regional de Medicina.

Entre as atribuições dos peritos médicos estão: a emissão de parecer conclusivo quanto à incapacidade laboral; a verificação, quando necessária à análise da procedência de benefícios previdenciários; a caracterização da invalidez; e a auditoria médica.


BS20250124123228.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/01/concurso-de-perito-medico-federal-tem-22-mil-inscritos.ghtml

Artigos Relacionados