
Inflamação no cérebro pode ser peça-chave na progressão do Alzheimer, revela estudo
Pesquisa foi liderada por laboratório do neurocientista Eduardo Zimmer

Comemorado no sábado (4), o Dia Mundial da Obesidade teve o objetivo conscientizar sobre a epidemia global de obesidade e suas consequências para a saúde. “A obesidade é definida como um acúmulo excessivo de gordura corporal que pode levar a problemas graves e crônicos de saúde”, alerta o chefe do serviço de Endocrinologia e Metabologia …
Continue reading “Consciência e prevenção são fundamentais no combate a problemas graves”
Comemorado no sábado (4), o Dia Mundial da Obesidade teve o objetivo conscientizar sobre a epidemia global de obesidade e suas consequências para a saúde. “A obesidade é definida como um acúmulo excessivo de gordura corporal que pode levar a problemas graves e crônicos de saúde”, alerta o chefe do serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Base (HBDF), Julio Cesar Ferreira. “Isso inclui diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer”, detalha o médico.
Gerido pelo IgesDF, o Hospital de Base conta com serviço especializado de endocrinologia que acompanha pacientes com obesidade grave ou moderada com comorbidades, como diabetes, doenças renais, doenças do coração, entre outras. O atendimento é de alta complexidade e tem por objetivo acompanhar os pacientes por meio do tratamento clínico.
Julio Cesar explica que o primeiro passo para se evitar a obesidade e suas consequências é manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, fibras e pobre em gorduras saturadas, açúcares e sal. “É importante evitar o excesso de alimentos industrializados e ultraprocessados”, acrescenta.
O médico destaca também a necessidade de realizar atividades físicas regularmente, conforme a capacidade e necessidade individual, assim como evitar hábitos sedentários, como ficar sentado por longos períodos, e priorizar um sono adequado e de qualidade. “Evidências mostram que noites mal dormidas, privação de sono, insônia e doenças que afetam a qualidade do sono podem ser fatores de risco para o ganho de peso”, ressalta.

Pesquisa foi liderada por laboratório do neurocientista Eduardo Zimmer

Projeto De Peito Aberto visa ampliar realização de exames para diagnóstico precoce do câncer de mama no Distrito Federal

Unidades da rede pública terão funcionamento especial para atender à população

DF tem 48% da população do sexo masculino; Novembro Azul chama a atenção para os cuidados com a saúde do homem
