Brasília Agora


SAÚDE

Consciência e prevenção são fundamentais no combate a problemas graves

6 de março, 2023

Comemorado no sábado (4), o Dia Mundial da Obesidade teve o objetivo conscientizar sobre a epidemia global de obesidade e suas consequências para a saúde. […]

Consciência e prevenção são fundamentais no combate a problemas graves
O Hospital de Base conta com serviço especializado de endocrinologia - Foto: agência brasília

Comemorado no sábado (4), o Dia Mundial da Obesidade teve o objetivo conscientizar sobre a epidemia global de obesidade e suas consequências para a saúde. “A obesidade é definida como um acúmulo excessivo de gordura corporal que pode levar a problemas graves e crônicos de saúde”, alerta o chefe do serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Base (HBDF), Julio Cesar Ferreira. “Isso inclui diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer”, detalha o médico.

Gerido pelo IgesDF, o Hospital de Base conta com serviço especializado de endocrinologia que acompanha pacientes com obesidade grave ou moderada com comorbidades, como diabetes, doenças renais, doenças do coração, entre outras. O atendimento é de alta complexidade e tem por objetivo acompanhar os pacientes por meio do tratamento clínico.

Julio Cesar explica que o primeiro passo para se evitar a obesidade e suas consequências é manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, fibras e pobre em gorduras saturadas, açúcares e sal. “É importante evitar o excesso de alimentos industrializados e ultraprocessados”, acrescenta.

O médico destaca também a necessidade de realizar atividades físicas regularmente, conforme a capacidade e necessidade individual, assim como evitar hábitos sedentários, como ficar sentado por longos períodos, e priorizar um sono adequado e de qualidade. “Evidências mostram que noites mal dormidas, privação de sono, insônia e doenças que afetam a qualidade do sono podem ser fatores de risco para o ganho de peso”, ressalta.