Final de semana terá pancadas de chuva em grande parte do país
Temperaturas devem ficar elevadas podendo ultrapassar 30 graus
Unidade vai enviar o hemocomponente para tratamento de pacientes do HCamp e do Hospital e Maternidade Célia Câmara O Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz está em busca de voluntários que já tiveram Covid-19 e estão curados para doarem plasma na unidade, localizada na Av. Anhanguera, no setor Coimbra, em Goiânia. A unidade de saúde …
Continue reading “Covid-19: Hemocentro pede doação de plasma”
Unidade vai enviar o hemocomponente para tratamento de pacientes do HCamp e do Hospital e Maternidade Célia Câmara
O Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz está em busca de voluntários que já tiveram Covid-19 e estão curados para doarem plasma na unidade, localizada na Av. Anhanguera, no setor Coimbra, em Goiânia. A unidade de saúde do Governo de Goiás é única da rede SUS a desenvolver um projeto de pesquisa que usa a infusão de plasma convalescente para o tratamento de pacientes da doença em estado grave.
Segundo a coordenadora do estudo e diretora-médica do Hemocentro, Alexandra Vilela, mesmo com a forte demanda pelo hemocomponente, há um número muito baixo de doadores voluntários. “Nós já temos toda a estrutura necessária para começar as infusões, porém precisamos de mais doadores para garantir o estoque de todos os grupos sanguíneos”, afirma.
Para doar, é necessário ter idade entre 18 a 60 anos, peso igual ou acima de 60 kg – no caso do sexo feminino, é necessário que não tenha gestações prévias –, apresentar resultado de teste positivo para Covid-19 e estar sem sintomas há mais de 14 dias. Os interessados devem entrar em contato com o Hemocentro pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (62) 3201-4101. Alexandra explica que um único voluntário pode fazer até três doações, em intervalos de 14 dias.
A ideia do uso de plasma convalescente é fornecer anticorpos já pré-formados para aqueles pacientes que têm os primeiros sinais de gravidade da doença. Alexandra explica que, em algumas pessoas, o prazo entre o organismo entrar em contato pela primeira vez com o vírus e produzir uma quantidade de anticorpos suficientes pode demorar de 10 a 14 dias.
“É o que acontece com infecções muito graves, e é o que está acontecendo agora com a Covid-19. Às vezes, a ação do vírus é tão rápida que ele causa uma lesão pulmonar muito grave antes que o seu organismo possa ter uma resposta imunológica mínima”, exemplifica.
A médica esclarece ainda que o plasma convalescente coletado no Hemocentro será utilizado para o tratamento de pacientes de Covid-19 por médicos das unidades referenciadas do Hospital de Campanha para Enfrentamento do Coronavírus (Hcamp) e Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara. Caso venha a receber pacientes com a doença, também o Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG).
Temperaturas devem ficar elevadas podendo ultrapassar 30 graus
Túneis do projeto somam 7,7 km de extensão, pouco mais da metade dos 14 km da principal via de ligação entre as duas asas do Plano Piloto; profundidade das estruturas varia de 6 a 22 metros, com diâmetro projetado para suportar grandes volumes de água
Medicamentos já eram oferecidos em hospitais e ambulatórios especializados e agora 14 UBSs começam a distribuir
Para saber se foi incluído no programa e a agência do BRB para pegar o cartão, o cidadão deve fazer consulta pelo site GDF Social