Brasília Agora


CONCURSOS

Currículo por e-mail? Veja quatro pontos que merecem atenção

28 de junho, 2021

Candidato deve se preocupar com detalhes como assunto até a carta de apresentação que vai no corpo da mensagem Apesar de muitas vagas de emprego […]

Currículo por e-mail? Veja quatro pontos que merecem atenção
Foto: Divulgação

Candidato deve se preocupar com detalhes como assunto até a carta de apresentação que vai no corpo da mensagem

Apesar de muitas vagas de emprego estarem disponibilizadas em sites e aplicativos especializados, o que facilita o cadastro de candidatos diretamente nas plataformas, ainda é muito comum as empresas pedirem para os candidatos enviarem o currículo por e-mail.

Apesar de ser uma tarefa simples, quem concorre a uma vaga em meio ao mercado acirrado por conta do desemprego recorde precisa tomar cuidado com como esse arquivo é anexado e com o que escrever no corpo da mensagem.

Veja abaixo quatro pontos que o candidato deve prestar atenção, segundo a especialista em recolocação Taís Targa.

1. Assunto

Geralmente, quando o recrutador pede o envio do currículo por e-mail, ele estabelece o que deve estar no assunto da mensagem.

Segundo Taís, é preciso prestar atenção no anúncio. E geralmente é pedido que se coloque o nome do cargo para o qual o candidato vai se inscrever.

“Às vezes o recrutador está fazendo uma série de seleções, trabalhando em dezenas de vagas, então isso o ajuda a organizar o próprio trabalho”, afirma.

Se o anúncio não estabelecer o que deve ser colocado no título do e-mail, o candidato pode colocar o cargo que deseja exercer. Exemplo: currículo analista de marketing.

2. Nome do arquivo

Taís alerta para a maneira que o candidato nomeia o seu currículo, já que o documento deverá ser anexado no e-mail. O arquivo pode ser em PDF ou Word.

O recomendado, segundo a especialista em RH, é colocar o nome, seguido de “CV” e o ano. Exemplo: taistargacv2021.

Taís explica que isso mostra de quem é, para o recrutador gravar o nome do candidato, além de ser um indicativo de que se trata de um currículo, e informa quando foi feita a última versão do documento.

A especialista em recolocação não indica mandar o currículo por meio de link externo para ser baixado em drive.

“Link externo não é indicado porque o recrutador pode ter medo de clicar ou a política da empresa não permite abrir esses links”, explica.

3. Intervalo para envio dos currículos

Ser estratégico na hora de mandar o currículo é muito importante. Na ansiedade de conseguir um emprego, o candidato decide disparar seu currículo para várias pessoas ao mesmo tempo ou manda os e-mails um em seguida do outro. Taís alerta para essas duas situações podem comprometer o envio do currículo por e-mail.

“Não mande currículos um atrás do outro porque seu serviço de e-mail pode achar que você está fazendo spam, o que prejudica a entrega. Mande um e-mail, faça uma pausa de alguns minutos, e depois envie outro. Não mande ainda o currículo com cópia oculta para vários destinatários. O arquivo deve ser enviado um por vez”, diz Taís.

4. Carta de apresentação

Outro ponto importante é que o e-mail deve ter uma mensagem. “Não mande o e-mail em branco só com o arquivo. Isso é deselegante. Você tem que se apresentar”, afirma a especialista.

Taís recomenda que nessa carta de apresentação o candidato faça um resumo de quem ele é.

“Nessa carta de apresentação pode complementar até com o que não está no currículo. Dizer ainda que tem experiência em uma empresa similar, o quanto admira a empresa que tem a vaga e o quanto está interessado em fazer parte dela. Se for uma empresa inovadora, pode dizer o quanto você tem um perfil inovador”, diz.

Veja abaixo como fazer a carta de apresentação:

“Prezado,

Estou enviando o meu currículo em resposta ao anúncio da posição x (cita a vaga). Sou profissional com formação na área y, possuo experiência nas áreas x, y, z.”

Para ressaltar as experiências, o candidato deve verificar os requisitos da posição para a qual está concorrendo. E então vai colocar as experiências, formações e qualificações que tenham congruência com os requisitos pedidos no anúncio de emprego.

Depois o candidato pode falar um pouco do seu perfil pessoal.

Veja modelo abaixo:

“Sou um profissional com experiência em obras, atuando no gerenciamento de projetos, contratos e licitações. Tenho domínio das ferramentas para gestão de projetos (planejamento integrado, viabilidades financeiras, gestão de prazo/escopo/custos, análise e acompanhamento das atividades).

Sou graduado em Engenharia Mecânica e tenho domínio de inglês e espanhol.

Acredito que possuo os requisitos necessários para a posição em questão.”

No final, pode escrever: “Fico à disposição para contatos posteriores”.

É importante colocar nome, e-mail e telefone, de preferência com Whatsapp, no final da mensagem.

Fonte: Por Marta Cavallini, G1