
Concurso SEDUC RS: inscrições abertas! 6 mil vagas!
Foi publicado o mais novo edital do concurso SEDUC RS (Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul)!
Candidato deve se preocupar com detalhes como assunto até a carta de apresentação que vai no corpo da mensagem Apesar de muitas vagas de emprego estarem disponibilizadas em sites e aplicativos especializados, o que facilita o cadastro de candidatos diretamente nas plataformas, ainda é muito comum as empresas pedirem para os candidatos enviarem o currículo …
Continue reading “Currículo por e-mail? Veja quatro pontos que merecem atenção”
Candidato deve se preocupar com detalhes como assunto até a carta de apresentação que vai no corpo da mensagem
Apesar de muitas vagas de emprego estarem disponibilizadas em sites e aplicativos especializados, o que facilita o cadastro de candidatos diretamente nas plataformas, ainda é muito comum as empresas pedirem para os candidatos enviarem o currículo por e-mail.
Apesar de ser uma tarefa simples, quem concorre a uma vaga em meio ao mercado acirrado por conta do desemprego recorde precisa tomar cuidado com como esse arquivo é anexado e com o que escrever no corpo da mensagem.
Veja abaixo quatro pontos que o candidato deve prestar atenção, segundo a especialista em recolocação Taís Targa.
Geralmente, quando o recrutador pede o envio do currículo por e-mail, ele estabelece o que deve estar no assunto da mensagem.
Segundo Taís, é preciso prestar atenção no anúncio. E geralmente é pedido que se coloque o nome do cargo para o qual o candidato vai se inscrever.
“Às vezes o recrutador está fazendo uma série de seleções, trabalhando em dezenas de vagas, então isso o ajuda a organizar o próprio trabalho”, afirma.
Se o anúncio não estabelecer o que deve ser colocado no título do e-mail, o candidato pode colocar o cargo que deseja exercer. Exemplo: currículo analista de marketing.
Taís alerta para a maneira que o candidato nomeia o seu currículo, já que o documento deverá ser anexado no e-mail. O arquivo pode ser em PDF ou Word.
O recomendado, segundo a especialista em RH, é colocar o nome, seguido de “CV” e o ano. Exemplo: taistargacv2021.
Taís explica que isso mostra de quem é, para o recrutador gravar o nome do candidato, além de ser um indicativo de que se trata de um currículo, e informa quando foi feita a última versão do documento.
A especialista em recolocação não indica mandar o currículo por meio de link externo para ser baixado em drive.
“Link externo não é indicado porque o recrutador pode ter medo de clicar ou a política da empresa não permite abrir esses links”, explica.
Ser estratégico na hora de mandar o currículo é muito importante. Na ansiedade de conseguir um emprego, o candidato decide disparar seu currículo para várias pessoas ao mesmo tempo ou manda os e-mails um em seguida do outro. Taís alerta para essas duas situações podem comprometer o envio do currículo por e-mail.
“Não mande currículos um atrás do outro porque seu serviço de e-mail pode achar que você está fazendo spam, o que prejudica a entrega. Mande um e-mail, faça uma pausa de alguns minutos, e depois envie outro. Não mande ainda o currículo com cópia oculta para vários destinatários. O arquivo deve ser enviado um por vez”, diz Taís.
Outro ponto importante é que o e-mail deve ter uma mensagem. “Não mande o e-mail em branco só com o arquivo. Isso é deselegante. Você tem que se apresentar”, afirma a especialista.
Taís recomenda que nessa carta de apresentação o candidato faça um resumo de quem ele é.
“Nessa carta de apresentação pode complementar até com o que não está no currículo. Dizer ainda que tem experiência em uma empresa similar, o quanto admira a empresa que tem a vaga e o quanto está interessado em fazer parte dela. Se for uma empresa inovadora, pode dizer o quanto você tem um perfil inovador”, diz.
Veja abaixo como fazer a carta de apresentação:
“Prezado,
Estou enviando o meu currículo em resposta ao anúncio da posição x (cita a vaga). Sou profissional com formação na área y, possuo experiência nas áreas x, y, z.”
Para ressaltar as experiências, o candidato deve verificar os requisitos da posição para a qual está concorrendo. E então vai colocar as experiências, formações e qualificações que tenham congruência com os requisitos pedidos no anúncio de emprego.
Depois o candidato pode falar um pouco do seu perfil pessoal.
Veja modelo abaixo:
“Sou um profissional com experiência em obras, atuando no gerenciamento de projetos, contratos e licitações. Tenho domínio das ferramentas para gestão de projetos (planejamento integrado, viabilidades financeiras, gestão de prazo/escopo/custos, análise e acompanhamento das atividades).
Sou graduado em Engenharia Mecânica e tenho domínio de inglês e espanhol.
Acredito que possuo os requisitos necessários para a posição em questão.”
No final, pode escrever: “Fico à disposição para contatos posteriores”.
É importante colocar nome, e-mail e telefone, de preferência com Whatsapp, no final da mensagem.
Fonte: Por Marta Cavallini, G1
Foi publicado o mais novo edital do concurso SEDUC RS (Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul)!
INSS também enviou solicitação para novo concurso em 2026, com 8,5 mil vagas!
Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição
Inscrições começam nesta quarta-feira (2)