Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

Depois de jantar de Motta com o PT, Elmar e Brito viajam à Bahia para evento com Lula

17 de outubro, 2024 / Por: Agência O Globo

Candidatos travam disputa por apoio do PT e do governo na disputa pela presidência da Câmara

Depois de jantar de Motta com o PT, Elmar e Brito viajam à Bahia para evento com Lula
Elmar Nascimento (União Brasil) e Antônio Brito (PSD) selam acordo pela sucessão da Câmara — Foto: Divulgação

Candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA) estarão em um evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Bahia, nesta quinta-feira. A viagem ocorre depois de o líder do Republicanos na Câmara e também candidato a presidente da Casa, Hugo Motta (PB), ter prometido à bancada do PT dar governabilidade ao governo Lula, caso eleito, durante jantar nesta quarta. Motta disse que o partido terá mais espaço na Mesa Diretora e contemporizou a relação que mantém com o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, adversários do partido.

Entre os compromissos de Lula na Bahia está um evento da campanha de segundo turno em Camaçari, terceira maior cidade do estado e onde o PT disputa o segundo turno com o União Brasil. Brito apoia o PT na cidade e estará junto com o presidente no ato de campanha, já Elmar, que é do partido do adversário, tem se ausentado da disputa. O líder do União Brasil, porém, vai participar de outras partes da programação de Lula na Bahia, como o anúncio da expansão do programa Pé-de-Meia, de incentivo a permanência estudantil, em Salvador.

Elmar também tem feito movimentações para conter a ofensiva de Motta para garantir os votos dos petistas. Nesta quarta, ele esteve com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Na manhã desta quinta Elmar se encontrou com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Nas suas redes sociais, ele reforçou o bom diálogo com os governistas: “Manhã produtiva ao lado do ministro Padilha. Diálogo e parceria são fundamentais para seguirmos firmes no compromisso de trabalho pelo Brasil”, postou.

Outros acenos

Para evitar um cenário de apoio ao candidato do Republicanos, Brito e Elmar têm buscado acenar ao PT nas eleições municipais. Elmar apoiou o partido de Lula em disputas no interior da Bahia mesmo quando isso contrariou o União Brasil e Brito vai se engajar na eleição em Camaçari, terceira maior cidade do estado e onde o PT disputa o segundo turno.

A Construindo Um Novo Brasil (CNB), corrente majoritária do PT e da qual fazem parte a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, o líder do governo na Câmara, José Guimarães, e Odair, se reuniu na semana passada e defendeu o apoio a Motta.

Uma ala do partido, como os deputados Zeca Dirceu, Alencar Santana e Carlos Zarattini, no entanto, tem pedido para que o PT não se comprometa agora a apoiá-lo. A ideia é que uma posição da bancada seja divulgada após o fim do segundo turno das eleições municip


BS20241017165530.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/10/17/depois-de-jantar-de-motta-com-o-pt-elmar-e-brito-viajam-a-bahia-para-evento-com-lula.ghtml