Aliados de Bolsonaro tentam convite assinado a mão por Trump: última cartada para comparecer à posse
14 de janeiro, 2025Deputado Eduardo Bolsonaro fez contato com Donald Trump Jr para apresentar novo documento a Moraes
Presidente da Câmara ainda não admitiu ter um candidato favorito, mas parlamentares veem mudança de postura com entrada de Hugo Motta
O deputado Alexandre Leite (União-SP) acabou admitindo ao microfone do Conselho de Ética da Câmara, nesta quarta-feira, o que parlamentares do União Brasil veem manifestando nos corredores desde a reviravolta na sucessão da presidência da Casa.
—Não há ninguém que esteja mais descontente com o presidente Arthur Lira (PP-AL) do que eu e o deputado Leur. O presidente Arthur Lira traiu o deputado Elmar [Nascimento, União-BA]. Ele traiu o nosso Líder, o deputado Elmar, colega de estado do deputado Paulo Magalhães. Não há ninguém mais descontente com o deputado Arthur Lira do que nós. Então, não há ninguém coadunado com o presidente Arthur Lira para querer uma condenação prévia— disse Leite ao apoiar a continuidade do processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ)
Elmar era considerado como favorito na disputa pela sucessão do presidente da Câmara, mas sofreu um revés com a decisão do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, de retirar sua candidatura e lançar o nome de Hugo Motta (Republicanos-PB), que é líder do partido. A mudança ensejou em um recuo do apoio de Lira a Elmar. Embora, Lira não tenha se manifestado oficialmente sobre isso até o momento.
O deputado baiano se mantém na disputa, com o apoio da bancada do seu partido. Ele também busca o apoio do governo e deve se reunir Lula.
Em sinalização da bancada do União Brasil, de apoio ao governo e também de insatisfação a Lira, os parlamentares da sigla tentaram esvaziar na terça-feira a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para votar o PL da Anistia, uma demanda da direita a Lira.
Motta já recebeu sinalização de apoios do PL e do PP, partidos que Elmar buscava atrair, e também fez reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Por outro lado, partidos menores, como PDT, PSDB, PRD e Solidariedade dizem que mantêm o apoio a Elmar.
Tanto o líder do Republicanos, quanto o do União Brasil são próximos de Lira. Até aliados de Motta reconhecem que Elmar tem uma proximidade pessoal maior com o chefe da Casa, mas, ao mesmo tempo, interlocutores de Lira dizem que o deputado do PP tem demonstrado preferência pelo apoio ao deputado do Republicanos.
Lira tenta um acordo com Elmar para que ele se retire da disputa, mas o parlamentar do União ainda não cedeu. O entendimento é que Elmar ficou marcado como um candidato que seria ruim para o governo e que isso impede o líder partidário de ser um nome de consenso na Casa.
O chefe da Câmara busca alguém que agrade tanto o Palácio do Planalto, quanto a oposição e vê Motta sendo mais capaz disso do que Elmar.
Deputado Eduardo Bolsonaro fez contato com Donald Trump Jr para apresentar novo documento a Moraes
Presidente eleito rompeu protocolo ao chamar políticos como o argentino Javier Milei e a italiana Giorgia Meloni
Novo ministro da Secom defende regulação de ambiente digital
Após ministro do STF determinar comprovação, advogados do ex-presidente afirmaram que endereço que enviou mensagem é oficial