
Áreas de Sobradinho ficam sem fornecimento de energia nesta sexta (29)
Interrupção será das 10h às 16h para que equipes da Neoenergia realizem serviços de modernização da rede elétrica
Iniciativa, que será realizada na segunda-feira (1º/9), contará ainda com orientações relacionadas a INSS e BPC/LOAS, oficina de cartazes, espaço de reflexão e auxílio para utilização do aplicativo Penhas
A 27ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) ofertará consulta com clínico geral, atendimentos de fisioterapia pélvica e psicológicos. A iniciativa será realizada na segunda-feira (1º/9), das 8h às 14h, no Nuclão da instituição, localizado no Setor Comercial Norte, quadra 01, bloco G, loja 01 – Edifício Rossi Esplanada Business, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
A ação contará ainda com orientações relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), ofertadas pelo Centro Universitário do DF – UDF Cliniprev, oficina de cartazes, ministrada pela Escola de Psicanálise de Brasília, além de espaço de reflexão organizado pelo Instituto Kalile e informações e auxílio para a utilização do aplicativo Penhas, oferecidos pelo Instituto Azmina.
O evento oferta diversos serviços gratuitos voltados a mulheres em situação de vulnerabilidade. Promovido mensalmente desde maio de 2023, o projeto já prestou mais de 46 mil atendimentos gratuitos, reafirmando o compromisso da instituição com a dignidade, o acolhimento e a transformação social das mulheres do DF. Realizado sempre na primeira segunda-feira útil de cada mês, o projeto oferece uma série de serviços, como atendimento jurídico especializado, encaminhamentos para a rede de proteção à mulher, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, atendimentos de saúde, atividades de bem-estar, oficinas de capacitação e muito mais, tudo de forma gratuita e acessível.
Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a iniciativa representa um passo importante na consolidação de políticas públicas inclusivas. “Nosso papel é garantir que as mulheres tenham acesso integral a seus direitos, tanto na esfera jurídica quanto no cuidado com a saúde e no suporte social. Ao promovermos essa ação mensal, reforçamos o compromisso da instituição em ser um espaço de acolhimento, escuta e transformação de realidades”, destacou.
A moradora de São Sebastião Ana Paula de Melo, de 45 anos, participou da 26ª edição do Dia da Mulher e conta que a ação trouxe diversas melhorias para a sua família. “A iniciativa mudou a minha vida. Em todas as edições, fui acolhida com respeito e carinho. Consegui vaga em creche para o meu filho e a minha sobrinha, regularizei o Bolsa Família, entrei no Prato Cheio, fiz tratamento dentário, arrumei a sobrancelha, passei no oftalmologista e ainda fiz exames com a Fiocruz. Sou muito grata por tudo isso”, comemorou.
Com a participação de diversos órgãos, instituições e parceiros da rede pública e privada, o Dia da Mulher tem se destacado por sua abordagem integrada e humanizada, atuando nas frentes jurídica, social, de saúde e de cidadania. A iniciativa busca romper ciclos de violência, exclusão e desigualdade, promovendo o fortalecimento feminino e o acesso à informação.
A cada edição, o Dia da Mulher estabelece novas parcerias para ampliar a oferta de serviços destinados ao público feminino, adotando uma abordagem mais ampla e integrada para enfrentar os diversos desafios vivenciados pelas mulheres, desde questões de saúde e segurança até o acesso à Justiça e a oportunidades econômicas. Essas alianças têm papel fundamental para expandir a oferta de serviços gratuitos, fortalecendo o impacto social da iniciativa e representando um compromisso coletivo com a promoção da dignidade, autonomia e justiça para mulheres em situação de vulnerabilidade.
. Mediação e conciliação;
. Orientação jurídica;
. Iniciais de Família e de Saúde;
. Exames de DNA gratuitos;
. Atendimento psicossocial (Suap).
. Serviços socioassistenciais pelo Cras Móvel.
. Atendimento e orientação multilíngue a mulheres migrantes.
. Cadastro da pessoa com deficiência;
. Solicitação da Carteira de Identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
. Solicitação do cartão de identificação da pessoa com deficiência;
. Orientações para concessão de Passe Livre PCD;
. Orientações para concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
. Consulta com médico clínico geral;
. Atendimento de fisioterapia pélvica;
. Atendimento psicológico.
. Atendimentos e orientações relacionados ao INSS e ao BPC/LOAS.
. Espaço de reflexão;
. Oficina de cartazes.
. Informações e auxílio para utilização do aplicativo Penhas.
. Mamografia;
. Exame citopatológico;
. Odontologia (limpeza e restauração).
. Distribuição de água potável;
. Negociação e renegociação;
. Alteração de titularidade;
. Suspensão de fornecimento;
. Religação;
. Revisão de conta;
. Agendamento de atendimento.
. Cadastro no BRB Mobilidade;
. Solicitação e cobrança de 2ª via do Cartão Mobilidade.
. Atendimento para regularização e inscrição em programas habitacionais.
. Auriculoterapia;
. Ventosaterapia.
. Consulta e avaliação com odontologista e encaminhamento para o tratamento gratuito na Clínica Aria.
. Consulta com médico cardiologista.
. Distribuição de vouchers para exames laboratoriais.
. Esclarecimento de dúvidas;
. Solicitações de serviços.
. Corte de cabelo feminino.
. Vagas de emprego;
. Cesta do trabalhador;
. Atendimento ao empregador;
. Orientação quanto à CTPS Digital;
. Programa Prospera (Microcrédito);
. Inscrições e orientações para os cursos ofertados pela Sedet-DF;
. Seguro-desemprego;
. Orientação profissional.
. Aferição de pressão arterial;
. Escuta qualificada;
. Higienização facial;
. Hidratação das mãos.
. Trança;
. Corte de cabelo feminino.
. Cadastro no Programa Senac – cursos de gratuidade.
. Tratamento para distúrbios físicos e emocionais com reflexoterapia.
. Vagas de estágio ou jovem aprendiz para estudantes de ensino médio, técnico e superior (para a efetivação do cadastro, é necessário levar CPF, RG, dados escolares e pessoais).
. Atendimento psicossocial a mulheres vítimas de violência doméstica.
. Orientações a mulheres vítimas de violência;
. Esclarecimentos em relação às diversidades etária, étnico-racial, LGBTQIAPN+ e mães atípicas;
. Distribuição de absorventes.
. Recebimento de denúncias de violência institucional contra mulheres;
. Recebimento de denúncias de assédio sofrido por mulheres no ambiente de trabalho;
. Orientações sobre direitos das mulheres e políticas públicas.
. Acolhimento e apoio psicossocial à população vítima de violência e seus familiares.
. Multivacinação.
. Prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher;
. Atendimentos psicossociais de orientação e sensibilização.
. Prevenção e orientação às mulheres vítimas de violência doméstica.
. Corte feminino;
. Corte masculino;
. Barba.
*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal
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