DESTAQUE

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos alerta para a administração correta de remédios

5 de maio, 2025 | Por: Agência Brasília

Farmácia Oncológica e Farmacotécnica, ambas do Hospital Regional de Taguatinga, investem em práticas seguras no uso das substâncias

Medicamentos devem ser administrados de maneira correta para que sejam eficazes e não causem problemas graves | Fotos: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

A utilização de medicamentos pode causar problemas graves se for administrada de maneira incorreta. É por isso que, nesta segunda-feira (5), o Brasil celebra o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – um lembrete importante de que a saúde também passa por informação e responsabilidade. No Hospital Regional de Taguatinga (HRT), dois setores mostram na prática como essa consciência pode salvar vidas e otimizar recursos: a Farmacotécnica e a Farmácia Oncológica.

Desde 2014, a Farmacotécnica do HRT transforma comprimidos em soluções orais para facilitar a administração, especialmente para crianças e pacientes acamados que se alimentam por sonda. O laboratório atende todos os hospitais da rede pública do Distrito Federal. “Manipulamos a dose exata que o paciente precisa, o que melhora o efeito do tratamento e evita o desperdício”, explica o farmacêutico João Paulo Cornélio.

Em 2024, a unidade realizou mais de 9,5 mil atendimentos e produziu cerca de 1,8 milhão de mililitros (ml) de medicamentos. Entre os mais manipulados, estão o omeprazol e substâncias para tratar a toxoplasmose congênita. O setor também fraciona medicamentos, onde um frasco pode ser utilizado em mais de uma dose, o que contribui para a otimização dos recursos públicos.

Farmácia Oncológica

Já a Farmácia Ambulatorial Oncológica do HRT, em funcionamento desde setembro de 2024, é a única da rede pública especializada em pacientes adultos com câncer. Com cerca de 670 atendimentos mensais, o local oferece orientações detalhadas e acompanhamento contínuo.

“Nosso diferencial é a consulta individualizada, em que o paciente recebe um calendário personalizado e uma cartilha com informações sobre a posologia, o armazenamento e as reações adversas”, explica o farmacêutico e responsável técnico assistencial da unidade de oncologia do HRT, Hugo Carvalho. A farmácia também monitora a devolução de medicamentos não utilizados pelos pacientes, ajustando o tratamento conforme a necessidade real do usuário.

A técnica em enfermagem Daiane Ventura, 33, que trata um câncer de mama no HRT, conta que as orientações foram essenciais ao longo do tratamento: “Fiquei perdida no início, mas com a cartilha e as explicações dos profissionais, sei exatamente o que, como e quando tomar as medicações. Isso fez toda a diferença”, diz.

A Farmacotécnica do HRT transforma comprimidos em soluções orais para facilitar a administração, especialmente para crianças e pacientes que se alimentam por sonda

Uso racional

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entende-se que há uso racional quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

O cuidado farmacêutico não apenas melhora os resultados dos tratamentos, como também evita erros, reduz custos e fortalece o vínculo entre pacientes e profissionais.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Artigos Relacionados