
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) publicou uma nota desmentindo a afirmação que começou a circular nas redes sociais É falsa a afirmação de que é obrigatório o uso de máscaras no dia das eleições. A informação começou a circular nas redes sociais na última semana, antes do primeiro turno do pleito, marcado este domingo …
Continue reading “É falso que eleitor precisa estar de máscara facial para votar”
O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) publicou uma nota desmentindo a afirmação que começou a circular nas redes sociais
É falsa a afirmação de que é obrigatório o uso de máscaras no dia das eleições. A informação começou a circular nas redes sociais na última semana, antes do primeiro turno do pleito, marcado este domingo (2/10).
Em uma das publicações, por exemplo, o usuário afirma que, em alguns lugares ainda é obrigatório o uso de item de proteção, além da necessidade de se apresentar o cartão de vacinação.
Veja algumas das postagens:
O V ou F buscou o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que já havia desmentido a informação. Em nota publicada no site oficial, a Corte informa que não há menção sobre o uso de máscaras na resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que regulamenta as regras para o dia do pleito.
A reportagem também buscou a Corte Superior. No site do TSE, há uma publicação com todas as regras para o dia das eleições.
No texto, o Tribunal não fala nada sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras. A reportagem questionou o TSE para confirmar se não havia mesmo essa obrigação. Em nota, a Corte reforçou não há menção sobre o tema na resolução que regulamenta o pleito.
“O TSE não recomendou medidas
Assim, considerando as fontes oficiais, é falsa a informação de que é obrigatório o uso de máscaras no primeiro turno das eleições de 2022.
O V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as eleições de 2022 no Distrito Federal.
Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não a informação que está sendo compartilhada.
Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.
Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
