
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Sem a prova de que votou, pagou multa ou de que se justificou, o eleitor terá que enfrentar uma série de empecilhos. Confira a lista Gustavo Moreno/Metrópoles No Distrito Federal, 387.096 eleitores não votaram no primeiro turno das Eleições 2022, nesse domingo (2/10). Ao todo, 2.206.996 pessoas eram esperadas para participar do processo. O Metrópoles separou uma …
Continue reading “É um dos 387 mil que deixou de votar no DF? Saiba as consequências”
Sem a prova de que votou, pagou multa ou de que se justificou, o eleitor terá que enfrentar uma série de empecilhos. Confira a lista

No Distrito Federal, 387.096 eleitores não votaram no primeiro turno das Eleições 2022, nesse domingo (2/10). Ao todo, 2.206.996 pessoas eram esperadas para participar do processo. O Metrópoles separou uma lista das consequências para aqueles não compareceram aos locais de votação, além de como justificar.
Veja fotos desse domingo:

Eleitores votam nas primeiras horas de domingo em Planaltina-Rafaela Felicciano/Metrópoles

Zenilda Silva votou com o filho Felipe no colo, em Planaltina –Rafaela Felicciano/Metrópoles

Eleitores formando fila para votar no CEF 01 de Planaltina –Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Brasilienses que votam no CEF 02, em Taguatinga, começam a entrar na zona eleitoral –Rafaela Felicciano/Metrópoles
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos, mas facultativo para quem tem 70 anos ou mais. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), não há limite para justificativas.
No entanto, para quem não justificar, é cobrada uma multa, normalmente, de R$ 3,51 por turno. Porém, sem a prova de que votou, de que pagou a respectiva multa ou de que se justificou, o eleitor terá que enfrentar uma série de empecilhos.
Confira as proibições:
Antes de entrar no processo, se preferir, é possível emitir e pagar a guia de multa sem apresentar justificativa. O pagamento equivale à aceitação da justificativa e a não votação será regularizada pelo cartório eleitoral (clique aqui).
Mas, caso queira dar prosseguimento, é preciso juntar, de forma digitalizada, o comprovante da impossibilidade de comparecimento às urnas (atestado médico, comprovantes de passagens, declaração manuscrita e digitalizada, entre outros) — (acesse aqui). O requerimento é analisado pela juíza ou juiz eleitoral, podendo ser aceito ou não. Outra ferramenta para justificar é via aplicativo e-Titulo.
A eleitora ou eleitor que estiver no exterior no dia da eleição tem 30 dias , a contar da data de seu retorno ao país, para apresentar a justificativa eleitoral. A medida também pode ser realizada antes do retorno ao Brasil, a qualquer tempo. Porém, é sugerido que seja realizada em até 60 dias após as eleições.

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
