ATERRISAGEM FORÇADA
CHEGA a mais de mil o número de passageiros do DF que foram prejudicados com o que alguns analistas do mercado denominam “calote aéreo” da Ita. A empresa, que surgiu durante a pandemia, está agora contagiando o mercado, sendo apontada, inclusive, como um dos fatores que contribuirão para as passagens aéreas não se reduzirem após as festas de final do ano.
ATERRISAGEM FORÇADA (II)
DIGA-SE de passagem que o “estol“ da empresa vai afetar a navegação de algumas candidaturas. Além do presidente Bolsonaro, cujo cenário da reeleição é mais do que turvo, o impacto da crise da Ita pode ser sentido também na pretensa candidatura do ministro Tarcísio Freitas ao governo de SP. Afinal, ele foi um dos que endossaram o plano de voo do empresário Sidnei Piva, que, após adquirir a empresa de ônibus, propôs a criação da empresa aérea. Mas sobra até para oposição. O governador de SP, João Doria, também é apontado como um dos padrinhos da Ita, durante viagem aos Emirados Árabes.
ATERRISAGEM FORÇADA (III)
NÃO se pode esquecer que é comum o desdobramento de empresas de ônibus para companhias aéreas. O DF viu experiências bem e mal sucedidas, como a da Vasp, adquirida pelos Canhedo, e a da Gol dos Constantino. A primeira não sobreviveu a 10 anos de operação. A segunda, hoje, é a maior do segmento com a crise da Tam.
Planos para 2022
O NOVO secretário de Desenvolvimento Econômico, Jesuíno Pereira Lemes, anunciou, em sua posse, suas metas para 2022. Ele pretende ampliar as Caravanas do Empreendedor, que têm como objetivo a análise técnica de processos em andamento de antigos programas de incentivo, como o Pró-DF; o aumentar auxílio para autônomos informais se transformarem em microempreendedor individual (MEI); e atender com contadores especializados em gestão empresarial e planejamento tributário, além de dar orientação para representantes de bancos sobre acessos a linhas de crédito.
FIBRA APRESENTA PROPOSTAS
ENTRE os destaques da agenda para crescimento industrial apresentada pela Fibra ao GDF encontram-se: A manutenção de programas de facilitação de crédito e financiamento; A operacionalização de fundos garantidores, como o Procred; A revisão da legislação tributária do DF; Incentivo aos arranjos produtivos locais e fomento às compras governamentais; e a ampliação de Programas de formação de capital humano, nos moldes das parcerias que já ocorrem com as secretarias de Trabalho, de Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento Econômico.
BALANÇO DA BLACK FRIDAY
PESQUISA do Instituto Fecomércio-DF mostrou que 84,71% dos empresários do Distrito Federal aderiram à Black Friday deste ano. A expectativa, medida em um levantamento anterior, era de 77,54%. Com isso, registrou-se 9,25% a mais de participação do que o esperado.
BALANÇO DA BLACK FRIDAY (II)
AINDA segundo a pesquisa, 67,67% dos entrevistados disseram que as vendas permitiram renovar os estoques para o Natal e Ano Novo. Quando questionados se a Black Friday esse ano foi melhor que no ano passado, 37,55% disseram que sim; 42,04% disseram que foi igual; e outros 20,41% acharam que foi pior.
MADE IN DF
A Dom Caseiro, fabricante de biscoitos, anunciou a duplicação de sua fábrica em Brasilia. Com a meta de aumentar suas vendas em 70%, a empresa pretende abrir 24 novas lojas em 2022, mediante franquias.
[email protected]