COLUNAS

Economia$Capital

1 de fevereiro, 2025

A economia e o carnaval Tanto o Sindvarejista quanto a ACFD estão com expectativas otimistas para o faturamento do comercio com o feriado de carnaval. O fato das festas estarem canceladas nos principais destinos impulsiona essa fé. Por isso, o oomércio do DF vai funcionar no sábado, domingo e segunda-feira de carnaval. Na terça-feira de …

A economia e o carnaval

Tanto o Sindvarejista quanto a ACFD estão com expectativas otimistas para o faturamento do comercio com o feriado de carnaval. O fato das festas estarem canceladas nos principais destinos impulsiona essa fé. Por isso, o oomércio do DF vai funcionar no sábado, domingo e segunda-feira de carnaval. Na terça-feira de carnaval, 1º de março, as lojas estarão fechadas. Elas reabrem na quarta-feira de cinzas pela manhã.

A economia e o carnaval II

No carnaval passado, saíram do DF para outras cidades do país mais de 210 mil pessoas. Agora, como as chuvas vêm atingindo vários estados e como não haverá carnaval em muitas cidades, estima-se que não sairão da capital federal mais do que 170 mil pessoas. Além disso, as aulas já começaram.

Economia e o carnaval III

Mas o segmento que ganha dinheiro coma festa por aqui não esconde a decepção com mais um ano de perdas. Em 2020, conforme estimativas, 1 milhão de foliões ocuparam as ruas, 20 mil postos de trabalho foram criados e houve um incremento de R$ 240 milhões na economia do Distrito Federal. Para esse ano, o prejuízo é estimado em R$ 300 milhões, atingindo principalmente pequenas e micro empresas.

Ônibus pedem prazo para troca

As empresas de transporte público do DF estado mobilizados para conseguir pelo menos mais 180 dias no rapto limite para renovar suas frotas. A princípio, no dia 28 de fevereiro próximo, 1.106 ônibus teriam de ser recolhidos, segundo o contrato firmado pelo GDF com as empresas, ao atingirem o limite de sete anos em circulação. Contudo, algumas empresas alegaram que as fabricantes de veículos, devido à pandemia, reduziram a produção, o que impossibilitaria o cumprimento do contrato.

Ônibus pedem prazo para trocas II

Ao longo dos seis meses solicitados pelas empresas, poderá haver substituições parciais. No total, o sistema conta com cerca de 2,8 mil ônibus e é mantida uma frota reserva de 5%. Há empresas que já conseguiram renovar 100% da frota dentro do prazo, caso da Piracicabana, Pioneira e TCB. Já a Marechal precisa adquirir 356 dos seus 464 veículos. A São José, por sua vez, necessita de 448 novos ônibus.

Iprev presta contas

Dia 25, às 15h, o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) promoverá audiência pública para prestar contas à sociedade.  Será o primeiro encontro público realizado pelo Iprev.

Por causa da pandemia de covid-19 e dos cuidados com a saúde pública, a audiência ocorrerá em ambiente virtual e será transmitida por meio dos canais oficiais do Iprev-DF e da Secretaria de Economia no YouTube.

Cadastro de suínos

A Secretaria de Agricultura vai iniciar este ano um levantamento detalhado da produção em todas as granjas de suínos do DF, desde as grandes até as pequenas. Atualmente, além do mercado local, a produção distrital é vendida para os estados de São Paulo, Goiás e Bahia. É um total de 200 mil animais em 28 granjas, todas elas automatizadas

Turismo acessível

Brasília é a primeira cidade brasileira a oferecer rotas turísticas acessíveis às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os miniguias, com 11 equipamentos, já com acessibilidade instalada, foram lançados pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

 

[email protected]

Artigos Relacionados