Economia$Capital
17 de maio, 2022O impacto dos tributos Incorporadoras e construtoras do Distrito Federal comercializaram 479 unidades residenciais novas durante o mês de março, maior volume de imóveis vendidos em um único mês dos últimos sete anos. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas registram que o mercado imobiliário segue aquecido: em março, mantendo a trajetória de alta …
O impacto dos tributos
Incorporadoras e construtoras do Distrito Federal comercializaram 479 unidades residenciais novas durante o mês de março, maior volume de imóveis vendidos em um único mês dos últimos sete anos. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas registram que o mercado imobiliário segue aquecido: em março, mantendo a trajetória de alta registrada no primeiro bimestre de 2022, o indicador alcançou 10,1%. Foram registrados dois novos lançamentos, com a oferta de 204 novas unidades – incluindo elas, a oferta de imóveis novos no DF alcança 4.761 apartamentos.
A redução temporária da alíquota do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), promovido pelo GDF, cuja vigência expirou em 31/3, é um dos fatores que alavancaram as vendas no DF no período. Pago em toda transação de compra e venda de imóveis, o ITBI é uma das despesas mais altas tanto para o comprador quanto para o vendedor.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) comemorou a iniciativa do governo federal de reduzir de 10% para 4% a tarifa de importação dos vergalhões. Na avaliação dos integrantes da Câmara, a medida vai reduzir o impacto do aumento expressivo do custo da construção. A próxima luta agora é com o concreto.
O tamanho da GIG Economy
Aproximadamente 1,5 milhão de trabalhadores em atividade no setor de transporte de passageiros e de mercadorias no Brasil estavam inseridos na chamada Gig economy, no final de 2021. Dentre esses trabalhadores, 61,2% eram motoristas de aplicativo e taxistas (945 mil), 20,9% entregavam mercadorias via motocicletas (322 mil), 14,4% atuavam como mototaxistas (222 mil) e o restante exercia a atividade de entrega de mercadoria via outro meio de transporte (55 mil). Gig economy é o termo que caracteriza relações laborais entre funcionários e empresas que contratam mão de obra para realizar serviços esporádicos e sem vínculo empregatício.
Encontro de gestores
Gestores do Governo do Distrito Federal estiveram em reuniões nesta quarta-feira, na Escola de Governo (Egov) no primeiro workshop para tratar de folha de pagamento no GDF. A ideia é que a troca de experiências aconteça mensalmente. Nesta primeira edição, 90 servidores vão debater a apresentação do cronograma das folhas de pagamento; e os relatórios de conferência após fechamento da folha.
Efeito ferrugem
Reflexo da crise econômica, a frota automotiva brasileira está envelhecida. Hoje, apenas um, em cada quatro carros em circulação no país, têm até cinco anos (os chamados seminovos). Há 10 anos, a proporção era de 43,1%. Os intermediários (de seis até 15 anos), são hoje mais da metade (57%) e eram 38,1% há uma década. Os com mais de 16 anos de uso hoje são quase 20% da frota.
Dia sem impostos
Faltando menos de 60 dias para a realização do protesto do Dia Livre de Impostos (DLI), em 2 de julho, a CDL-DF Jovem já tem novidades para a população do Distrito Federal na data. Os organizadores já fecharam com o posto Jarjour, da Asa Norte, 10 mil litros de combustível livres de impostos. Imaginem a fila…
Capacidade industrial
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) manteve-se em 69% entre março e abril de 2022. Esse indicador trata do percentual ocupado do parque industrial e o resultado de abril é um ponto percentual superior à média histórica para o mês, medida desde 2011, de acordo com pesquisa da CNI . Foram consultadas 1.839 empresas, sendo 740 pequeno porte, 641 médio porte e 458 de grande porte. Período de coleta 2 a 10 de maio de 2022.