Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Viagens nas alturas Um levantamento da Fecomercio, com base nos dados do IPCA, do IBGE, demonstrou que os serviços ligados ao turismo estão 41,39% mais caros do que há um ano – quando comparada a inflação para o setor no mês de junho. A passagem aérea é a que mais contribui para essa carestia, com …
Um levantamento da Fecomercio, com base nos dados do IPCA, do IBGE, demonstrou que os serviços ligados ao turismo estão 41,39% mais caros do que há um ano – quando comparada a inflação para o setor no mês de junho. A passagem aérea é a que mais contribui para essa carestia, com alta de 122,40% em 12 meses.
Embora o momento seja de alta temporada, em função do próprio recesso – que tradicionalmente contribui para o aumento do valor dos bilhetes –, há outros fatores influenciando os números. Dentre eles, a escalada do querosene de aviação e do dólar, além da limitação do aumento da oferta de assentos e da dificuldade de recomposição de mão de obra.
O Congresso Nacional aprovou a MP que altera as regras do pagamento e auxílio-alimentação. A ideia de incluir o pagamento em dinheiro, cogitada pelo relator, foi retirada por ele próprio da proposta, após pressão. Uma das mudanças aprovadas estabelece que, se houver saldo no vale-alimentação ao final de 60 dias, o dinheiro poderá ser sacado pelo trabalhador.
Há uma preocupação no entanto, por parte de advogados trabalhistas, de que essa flexibilização gere dúvidas sobre a natureza do benefício, o que poderá levar a ações na Justiça do Trabalho.
O otimismo dos empresários do setor de serviços para os próximos três meses apresentou elevação neste mês, segundo sondagem feita pelo Instituto Fecomércio. Na pesquisa, 81,5% esperam que a situação melhore ou melhore muito, enquanto a anterior relatava que esse número era de 80,3%. Apenas 12,6% acreditam que a situação permanecerá igual e 5,9% esperam que a situação piore ou piore muito.
A produtividade do trabalho na indústria de transformação brasileira caiu 1,5% no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o último trimestre de 2021. O dado é medido pelo volume produzido dividido pelas horas trabalhadas na produção. Na mesma base de comparação, as horas trabalhadas cresceram 2,2% acima do aumento registrado pelo volume produzido, 0,8%, de acordo com estudo da CNI. É o sexto trimestre consecutivo de queda do indicador, que atingiu o nível mais baixo da série desde o terceiro trimestre de 2012
A poderosa Samsung dá novos sinais da crise que atinge os eletrônicos. Os trabalhadores da empresa no Vietnã, o maior centro de produção de celulares da marca, já estão sofrendo o impacto da desaceleração global na demanda por eletrônicos. A gigante cortou sua produção de smartphones em Thai Nguyen, que produz mais de 100 milhões de aparelhos anualmente.
O Google foi obrigada a desligar um de seus data centers em Londres no que foi considerado o dia mais quente do ano no Reino Unido até agora. A falha da zona “europe-west2-a” causou vários problemas, inclusive no Brasil.
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.