Transatlânticos chegam trazendo 20 mil turistas previstos para acompanhar o réveillon de Copacabana, movimenta o Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá, na zona portuária (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Viagens nas alturas

Um levantamento da Fecomercio, com base nos dados do IPCA, do IBGE, demonstrou que os serviços ligados ao turismo estão 41,39% mais caros do que há um ano – quando comparada a inflação para o setor no mês de junho. A passagem aérea é a que mais contribui para essa carestia, com alta de 122,40% em 12 meses.

Viagens nas alturas (II)

Embora o momento seja de alta temporada, em função do próprio recesso – que tradicionalmente contribui para o aumento do valor dos bilhetes –, há outros fatores influenciando os números. Dentre eles, a escalada do querosene de aviação e do dólar, além da limitação do aumento da oferta de assentos e da dificuldade de recomposição de mão de obra.

Puxadinho no auxílio

O Congresso Nacional aprovou a MP que altera as regras do pagamento e auxílio-alimentação. A ideia de incluir o pagamento em dinheiro, cogitada pelo relator, foi retirada por ele próprio da proposta, após pressão. Uma das mudanças aprovadas estabelece que, se houver saldo no vale-alimentação ao final de 60 dias, o dinheiro poderá ser sacado pelo trabalhador.

Puxadinho no auxílio (II)

Há uma preocupação no entanto, por parte de advogados trabalhistas, de que essa flexibilização gere dúvidas sobre a natureza do benefício, o que poderá levar a ações na Justiça do Trabalho.

Otimismo nos serviços

O otimismo dos empresários do setor de serviços para os próximos três meses apresentou elevação neste mês, segundo sondagem feita pelo Instituto Fecomércio. Na pesquisa, 81,5% esperam que a situação melhore ou melhore muito, enquanto a anterior relatava que esse número era de 80,3%. Apenas 12,6% acreditam que a situação permanecerá igual e 5,9% esperam que a situação piore ou piore muito.

Indústria: Produtividade cai

A produtividade do trabalho na indústria de transformação brasileira caiu 1,5% no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o último trimestre de 2021. O dado é medido pelo volume produzido dividido pelas horas trabalhadas na produção. Na mesma base de comparação, as horas trabalhadas cresceram 2,2% acima do aumento registrado pelo volume produzido, 0,8%, de acordo com estudo da CNI. É o sexto trimestre consecutivo de queda do indicador, que atingiu o nível mais baixo da série desde o terceiro trimestre de 2012

Crise atinge gigante

A poderosa Samsung dá novos sinais da crise que atinge os eletrônicos. Os trabalhadores da empresa no Vietnã, o maior centro de produção de celulares da marca, já estão sofrendo o impacto da desaceleração global na demanda por eletrônicos. A gigante cortou sua produção de smartphones em Thai Nguyen, que produz mais de 100 milhões de aparelhos anualmente.

Mas que calor!…

O Google foi obrigada a desligar um de seus data centers em Londres no que foi considerado o dia mais quente do ano no Reino Unido até agora. A falha da zona “europe-west2-a” causou vários problemas, inclusive no Brasil.

 

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
22 − 8 =