Economia$Capital
2 de fevereiro, 2025Comércio ainda mais confiante no DF O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Distrito Federal (Icec-DF) registrou a sexta alta seguida, alcançando 124,8 pontos em agosto. O número está acima da zona de satisfação (100 pontos) medida pela CNC. Na comparação com julho deste ano, o aumento foi 0,9%. Com relação a agosto …
Comércio ainda mais confiante no DF
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Distrito Federal (Icec-DF) registrou a sexta alta seguida, alcançando 124,8 pontos em agosto. O número está acima da zona de satisfação (100 pontos) medida pela CNC. Na comparação com julho deste ano, o aumento foi 0,9%. Com relação a agosto do ano passado, o patamar é 11,3% maior – o mais alto dentro da série histórica dos últimos 13 meses.
Comércio ainda mais confiante no DF II
Nacionalmente, o ICEC alcançou 124 pontos em agosto, com redução de 1,8% em relação a julho. Esse foi o primeiro recuo no otimismo dos tomadores de decisão do varejo em quatro meses. No comparativo com agosto de 2021, porém, a confiança do comércio está 7,8% mais alta.
Dinheiro esquecido
Liberado desde agosto de 2019, o saque das contas dos fundos do PIS e do Pasep está esquecido por muitos trabalhadores. Segundo balanço divulgado pela Caixa, cerca de 10,6 milhões de brasileiros ainda não retiraram R$ 24,6 bilhões. Têm direito ao saque quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada entre 1971 e 4 de outubro de 1988. Os interessados podem procurar agências da Caixa ou efetuar o saque por meios digitais.
Tecnologia para os pequenos
Hub da Indústria do Distrito Federal. Este é o nome de um dos projetos aprovados em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial que dará apoio à transformação digital na capital federal. O Hub vai promover a tecnologia na cadeia produtiva e enfrentar o baixo desenvolvimento digital dos pequenos e médios negócios da indústria do DF, em uma iniciativa da Fibra, da Biotic, do Sebrae no DF, da Finatec e da UnB.
Bares e restaurantes mantêm recuperação
Os bares e restaurantes aos povos vão recuperando as margens e conseguindo respirar. É o que aponta nova pesquisa da Abrasel em todo o território nacional, que ouviu 1670 empresários entre os dias 24 e 31 de agosto. Quase metade (45%) disse já ter fechado o mês de julho com lucro, número bem acima do apurado na pesquisa anterior, que mediu os resultados de junho: 37%. O número de estabelecimentos trabalhando com prejuízo também caiu, de 26% para 19% (menor patamar desde o começo da pandemia).
…. Mas querem mais
Por falar em bares e restaurantes, os estabelecimentos estão procurando os candidatos nas eleições para presidente para pressionar pela volta do horário de verão. Um reivindicação do segmento desde que o governo Bolsonaro acabou com a medida.
Aluguéis comerciais sobem no Plano
O Boletim da Conjuntura Imobiliária de agosto com amostra de julho/22 divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) registrou que nos últimos três meses o valor das lojas na Asa Sul subiu de 0,54% em maio para 0,58% em julho, assim como na Asa Norte de 0,66% para 0,67%. Em reais, o preço mediano de aluguel de lojas comerciais em julho deste ano foi de 3 mil reais para lojas localizadas na Asa Norte e de 6 mil e 500 reais na Asa Sul.
O exemplo do Senai
De cada 10 ex-alunos de graduação tecnológica do Senai, nove estão empregados. São profissionais que não só garantiram seu espaço no disputado mercado de trabalho, como também superaram o rendimento médio nacional, de 2,42 salários-mínimos. Segundo a pesquisa de egressos 2020-2022, a renda média salarial de quem cursou o tecnólogo na instituição é de 3,27 salários-mínimos.