Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

18 de outubro, 2022

Boxes fechados em feiras poderão ser retomados O GDF divulgou listagem com 604 boxes vazios ou fechados em 14 feiras, incluindo a de Artesanato da […]

Economia$Capital

Boxes fechados em feiras poderão ser retomados

O GDF divulgou listagem com 604 boxes vazios ou fechados em 14 feiras, incluindo a de Artesanato da Torre de TV; o Shopping Popular do Gama e o de Taguatinga; a Feira da Cultura, Arte e Beleza; a Galeria dos Estados; o Mercado das Flores; e a Feira dos Importados de Taguatinga. Antes, em 13 de julho, foram identificados 694 boxes fechados.

Os permissionários indicados nas duas ocasiões precisam manifestar interesse em seguir com a atividade comercial junto à Administração Regional, caso contrário, os boxes serão liberados para novos interessados. A legislação impõe que a permissão de uso seja cassada em caso de não desenvolvimento de atividade econômica nas bancas por mais de 45 dias consecutivos ou por 60 dias alternados, no período de um ano.

Estudo mostra impacto do trabalho remoto na inflação

Estudo mostra que adoção do trabalho remoto pode contribuir para moderar aumentos salariais na transição para novo regime de trabalho híbrido, o que ajudaria a conter o processo inflacionário que vários países enfrentam. Os resultados do estudo indicam que a expansão de oportunidades de trabalho remoto teria contribuído para moderar aumentos salariais em 0,9 pontos percentuais (p.p.) nos últimos 12 meses. Segundo o estudo, desenvolvido nos EUA, mas que reune informados de 27 países, entre os quais o Brasil, 38% das empresas expandiram as oportunidades de trabalho remoto nos últimos 12 meses com o objetivo de moderar pressões salariais por parte de seus empregados. Essa prática foi ainda mais expressiva em empresas de grande porte e em atividades específicas, como serviços financeiros e de informação, serviços prestados às empresas e nos setores de educação e saúde.

CDL de olho nas vendas online

Uma pesquisa realizada pela Global Payments Report, da Worldpay from FIS, demonstrou que as vendas online devem aumentar 95% até 2025. No Brasil, o comércio digital segue a mesma tendência, mas tem revelado uma discussão em torno da concorrência desleal, sonegação fiscal e venda de produtos falsificados por parte de alguns e-commerces. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), Wagner da Silveira Jr, alguns empresários usam de brechas fiscais para vender seus produtos na internet.

Deflação não atinge classe A

O Ipea divulgou os dados de setembro do Indicador de Inflação por Faixa de Renda, registrando deflação para todas as faixas de renda, com exceção da classe de renda alta. Enquanto esse segmento teve variação positiva de 0,08%, todas as demais classes de renda apresentaram deflação, com taxas variando entre -0,35% para o segmento de renda média e -0,21% para a classe de renda muito baixa.

Bares e restaurantes abrem contratações

Levantamento da Abrasel com 1.709 respostas de empresários do setor de bares e restaurantes em todo o país mostra que este otimismo se traduz em ações reais. Quase metade (45%) disse ter a intenção de contratar funcionários até o fim do ano – sendo que 25% revelaram já ter aumentado o quadro de funcionários em setembro. Outros 51% têm a expectativa de manter o time atual e apenas 4% dizem que irão realizar demissões. Alem do Natal, a Copa do Mundo no final do ano vai ajudar nas contratações.

Produção industrial tem queda

A produção industrial brasileira caiu 0,6% em agosto deste ano na comparação com o mês anterior, o que eliminou o avanço de 0,6% registrado em julho. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

[email protected]