COLUNAS

Economia$Capital

2 de fevereiro, 2025

Novas regras no Pronampe O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) terá juros mais baixos e prazo maior para pagar as parcelas. As mudanças constam de MP editada pelo governo. O prazo das linhas de crédito passou de 48 para 72 meses. Os juros passarão a ser definidos pelo …

Novas regras no Pronampe

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) terá juros mais baixos e prazo maior para pagar as parcelas. As mudanças constam de MP editada pelo governo. O prazo das linhas de crédito passou de 48 para 72 meses. Os juros passarão a ser definidos pelo Ministério da Economia. Até agora, as linhas do Pronampe seguiam a Taxa Selic mais 1,25% sobre o valor contratado, para financiamentos concedidos em 2020, ou Selic mais 6% sobre o valor contratado, para financiamentos concedidos a partir de 2021.

Novas regras no Pronampe (II)

As mudanças não valem apenas para os futuros contratos. A medida provisória autoriza a renegociação e a prorrogação das operações de crédito atuais nas condições estabelecidas pela Sepec. Segundo o Ministério da Economia, os juros não serão alterados, mas passam a ser regulados pela pasta.

Novas regras no Pronampe (III)

A Secretaria-Geral da Presidência da República informou que as mudanças pretendem reequilibrar os financiamentos e recuperar a capacidade de investimento dos tomadores, que passaram a ter dificuldades em quitar os financiamentos após o aumento da taxa Selic, que saltou de 2% ao ano em março de 2021 para 13,75% em agosto deste ano.

Feirão de imóveis

Quem pretende adquirir imóvel ainda este ano pode encontrar boas oportunidades que o BRB e a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-O BRB em parceria com a Ademi abriram o Feirão do Imóvel de Natal. Até o dia 31, o BRB tem condições especiais de financiamento, com taxa de juros a partir de 8,15% a.a + TR. Entre as vantagens oferecidas, os clientes poderão ter acesso a pra de ate 420 meses para o pagamento. Essas condições serão exclusivas para imóveis novos e empreendimentos na planta oferecidos por empresas associadas à Ademi-DF.

Tradição natalina

A ACDF prepara uma serie de acoes, junto com parceiros, para incentivar o consumo no correio local durante o Natal. No ano passado, a ação da ACDF foi fundamental para ajudar a conter os efeitos da pandemia no comércio de rua.

Gols e bolas fora da Copa

Quando o Brasil venceu a Correia do Sul na na última segunda-feira (dia 5), garantindo a vaga nas quartas de final, os gastos em bares e em casas noturnas dispararam 138%. Já o varejo, que fecha mais cedo durante os dias de partidas, registrou um recuo de 12% considerando a média das últimas segundas-feiras.

Gols e bolas fora da Copa (II)

Ainda no horário da partida contra a Coreia, os dados da pesquisa realizada pelo Itaú mostram um aumento de 112% dos gastos com bebidas na comparação com 6 de novembro, também uma segunda-feira. No cenário geral do varejo, houve queda de 4,4% no faturamento na comparação com o ano passado, e redução de 17,3% considerando a média das sextas-feiras de novembro deste ano.

Varejo premia governador

O GDF movimentou R$ 14,3 bilhões em créditos com os programas Supera, Acredita e Avança DF, atendendo 304 mil clientes – pessoas físicas e jurídicas. O GDF também disponibilizou R$ 26 milhões em microcrédito para 1,7 mil microempreendedores, com o programa Prospera DF. O numero foram destaque na entrega do Mérito Varejista 2022, cerimônia que teve entre os agraciados o governador Ibaneis pelo apoio ao segmento.

 

[email protected]

Artigos Relacionados