COLUNAS

Economia$Capital

2 de fevereiro, 2025

A força da mulher empreendedora no DF O Sebrae divulga nesta quarta-feira os últimos anos sobre empreendedorismo feminino no Pais, baseados nos levantamentos da PNAD. Segundo esse levantamento, o percentual de mulheres donas de negócio no DF em proporção a homens é de 35%, acima da média nacional que é de 34,4%. A pesquisa mostra …

A força da mulher empreendedora no DF

O Sebrae divulga nesta quarta-feira os últimos anos sobre empreendedorismo feminino no Pais, baseados nos levantamentos da PNAD. Segundo esse levantamento, o percentual de mulheres donas de negócio no DF em proporção a homens é de 35%, acima da média nacional que é de 34,4%. A pesquisa mostra que a maior parte dessas mulheres é dona de negócios nas áreas de Serviços (53%), seguida de Comércio (27%).

A força da mulher empreendedora no DF (II)

No DF, as empreendedoras são divididas entre 83% por conta própria e 17% donas de negócios (ou seja, empregam pessoas) . Nosso percentual de donas de negocio e maior que o nacional (13%). As donas de negocio com nível superior no DF são 35% contra 28% na média nacional.

A força da mulher empreendedora no DF (III)

NO entanto, donas de negocio que são chefes de domicilio são 47% diante da media de 51% nacional. O rendimento médio das empreendedoras do DF é de R$ 2.908, maior que a média nacional que é de R$ 2.360.

Operação Eclipse Solar

Donos de painéis solares paralisaram seus equipamentos por três horas nesta terça-feira, como forma de pressionar o governo a manter os subsídios para o segmento. Batizada de Eclipse Solar, a manifestação tenta pressionar a Aneel, mas assegura que o consumidor não será prejudicado.

Menos doente ou mais pobre?

O varejo farmacêutico entrou em janeiro com queda de vendas em compacto ao mesmo mês do ano passado. Foram comercializados pouco mais de 140 milhões de medicamentos, ante quase 167 milhões em 2022. A Abrafarma, associação do setor, estima que o impacto do Covid elevou as vendas do ano passado, mas a queda para este, segundo os técnicos, está bem acima do esperado.

Foto: reprodução

Apesar do efeito Covid, a Abrafarma acredita que o impacto com a alta da alíquota do ICMS também pesou no bolso do brasileiro, que reduziu o consumo de medicamentos.

Foto: ebc

Caesb renegocia

Termina em 31 de março o prazo para consumidores negociarem dívidas com a Caesb, com redução de juros de mora. O Programa de Negociação de Débitos divide em até 36 vezes débitos gerados até 31 de outubro de 2022. Pessoas físicas e jurídicas podem aderir. Para parcelar, o consumidor precisa dar entrada de no mínimo 5% do valor da dívida atualizada. Caso o consumidor opte por fazer o pagamento à vista, o desconto nos juros de mora é de 99%.

A revolta dos bichos

Depois da vaca louca no Pará, o setor da agropecuária está vivendo um novo susto com os casos de gripe aviária nos países da fronteira sul. Por via das dúvidas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná suspenderam eventos e competições que reunam pássaros por 90 dias.

 

[email protected]

Artigos Relacionados