COLUNAS

Economia$Capital

1 de agosto, 2023

Retrato do atraso Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mapeou a ecoinovação nas empresas brasileiras de 2000 a 2017 e concluiu que o cenário é preocupante. Poucas atividades econômicas se destacaram como ecoinovadoras ou pelo aumento da importância da ecoinovação. A análise, publicada nesta segunda-feira (31/7), mostra ainda que mais de 70% das …

Retrato do atraso

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mapeou a ecoinovação nas empresas brasileiras de 2000 a 2017 e concluiu que o cenário é preocupante. Poucas atividades econômicas se destacaram como ecoinovadoras ou pelo aumento da importância da ecoinovação. A análise, publicada nesta segunda-feira (31/7), mostra ainda que mais de 70% das empresas não realizam atividades ecoinovativas e seus investimentos em máquinas e equipamentos apresentam mais importância que aqueles direcionados para P&D (pesquisa & desenvolvimento).

Retrato do atraso II

O estudo identificou ainda que, ao contrário do apontado pela literatura internacional, a regulamentação ambiental e a busca por redução de custos de produção não foram os principais motivadores para a ecoinovação no Brasil. Por aqui, os fatores que mais motivaram foram a reputação da empresa e os códigos de boas práticas ambientais.

Juros dão uma trégua…

Pela primeira vez no ano, a taxa média de juros das concessões de crédito livre teve queda e passou de 45,4% para 44,6% ao ano em junho, redução de 0,8 ponto percentual (pp) no mês. Em 12 meses, entretanto, a alta nos juros médios é de 5,6 pontos percentuais, segundo a publicação Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgada, em Brasília, pelo Banco Central (BC).

…Mas ainda assustam

Para pessoas físicas, as taxas do cartão de crédito tiveram redução de 1,8 pp no mês, mas com alta de 25,5 pp em 12 meses, alcançando 104,2% ao ano.

O Projeto Mão na Massa para mulheres de baixa renda que queiram fazer cursos gratuitos na área da construção civil (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Elas constroem

Para promover a inclusão e ampliação de oportunidades para mulheres na área da Construção, a Comissão de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), iniciou o projeto “Elas Constroem”. Segundo levantamento do Ministério do Trabalho e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), disponibilizado em 2021, as mulheres representavam cerca de 10,85% da força de trabalho nos canteiros de obra, em comparação com os 10,32% registrados em 2019.

Curso no IPEDF

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) promove, nos dias 2 e 3 de agosto, a partir das 14h, o 1º Encontro de Tecnologia, Inovação, Governança e Metodologias Ágeis, com uma série de palestras e debates sobre governança de Tecnologia da Informação; legislação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados; gestão de dados; metodologias ágeis; e Redmine. Aberto ao público, o evento será realizado no auditório do IPEDF. As inscrições podem ser feitas no site do instituto.

Regulação da economia digital

O Palácio do Planalto estuda criar um ‘pool de órgãos’ em estratégia para regular economia digital. Solução é vista como alternativa ao desejo do Congresso de nomear Anatel como agente regulador. Alem da própria Anatel devem integrar o pool, orgasmo do Ministerio da Justiça, das Comunicações, Fazenda e instituições da sociedade civil.

Crédito para empreendedores com deficiências

Para possibilitar o acesso a crédito mais barato, um projeto de lei prevê a criação de linha de crédito especial para o financiamento da abertura e do funcionamento de micros e pequenas empresas por pessoas com deficiência, seus parentes de primeiro grau ou responsáveis legais. A proposta está tramitando no Senado.

[email protected]

Artigos Relacionados