Um pouquinho bandidos
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…
Empresários do DF mantêm o pé atrás O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Distrito Federal (ICEC/DF), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), marcou 111,9 pontos em julho de 2023, com redução mensal de (-0,17%) em relação ao mês anterior, mantendo-se estável desde março. Na comparação anual, …
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Distrito Federal (ICEC/DF), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), marcou 111,9 pontos em julho de 2023, com redução mensal de (-0,17%) em relação ao mês anterior, mantendo-se estável desde março. Na comparação anual, a redução é de (-9,5%) após seguidas quedas que tiveram início em novembro de 2022, quando atingiu a marca histórica de 133,1 pontos – 33,1 pontos acima da zona de satisfação (100 pontos).
Quanto as expectativas, 81,1% desses mesmos empresários entendem que, para os próximos seis meses, teremos melhora na economia, corroborada pelas intenções de investimentos, que marcaram 105 pontos e crescimento de 1,5% em relação ao mês anterior. Isso significa que esses empresários têm a intenção de retomar contratações e investimentos em suas empresas.
Com redução de 2,6 pontos percentuais em relação a junho deste ano, caiu para 74,9% o percentual de famílias que relataram estarem endividadas no mês de julho, no Distri to Federal. Isso significa que 24,6 mil famílias saíram da lista de endividados. Com relação ao mesmo mês do ano passado, a queda no índice é maior – de 9,2 pontos percentuais.
Já o número de famílias com dívidas em atraso teve um acréscimo de 12,9 mil em julho, atingindo a marca de 161 mil. Dessas 8,8 mil afirmaram que não terão condições de honrar seus compromissos. Cerca de 50% delas estão devendo há mais de 90 dias.
Um novo levantamento do Sebrae, a partir de dados da Receita Federal, indica que 84% das farmácias no Brasil são micro e pequenas empresas. Atualmente o país conta com 122 mil estabelecimentos, recorde no país. As cidades que mais abriram novas farmácias (micro e pequenas empresas) neste início de ano foram Rio de Janeiro (173), São Paulo (111) e Brasília (96). Já em relação à quantidade geral de estabelecimentos ativos, São Paulo é o primeiro no ranking, com 4,5 mil unidades, seguido por Rio de Janeiro (3,6 mil) e Brasília (2,1 mil).
A Secretaria da Receita Federal iniciou na segunda (14) o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), exercício 2023. A data final é 29 de setembro. A DITR pode ser encaminhada por meio do programa gerador disponibilizado no site da Receita. A declaração também poderá ser transmitida pelo programa Receitanet.
O consumidor poderá, em breve, fazer compras na função crédito via Pix, disse o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. A ferramenta de transferências instantâneas dispensará o uso do cartão de crédito.
A partir de outubro, os voos de Brasilia para o RJ, como anunciado pela coluna, serão destinados ao Galeão. Consumidores que quiserem ainda podem obter estorno das passagens já compradas para o Rio se não concordarem com a troca do terminal carioca.
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.