Economia$Capital
4 de fevereiro, 2025DF inicia segunda acordos para pagamentos de precatórios
O titular interessado deve estar ciente de que, ao optar pelo acordo direto, será aplicado um deságio de 40% sobre o valor atualizado do precatório.
DF inicia segunda acordos para pagamentos de precatórios
Até o dia 26 de abril, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) realiza a 13ª Rodada de Acordo Direto para pagamento de precatórios expedidos pelo TJDFT em que o Distrito Federal, suas autarquias, fundações, ou qualquer ente da administração indireta – como empresas públicas constem como devedores. A rodada será realizada exclusivamente no formato online e começa na segunda-feira. A expectativa é de que sejam realizados pagamentos no valor total de R$ 300 milhões.
Pode participar o titular de precatório alimentar ou comum que já tenha sido expedido, ou que venha a ser apresentado até 2 de abril deste ano. O titular interessado deve estar ciente de que, ao optar pelo acordo direto, será aplicado um deságio de 40% sobre o valor atualizado do precatório. Contudo, ao aderir, ele vai sair da fila de espera de pagamentos do TJDFT para receber antecipadamente.
Bares e restaurantes seguram preços
O IPCA de fevereiro revelou que bares e restaurantes vêm segurando os preços. Enquanto a inflação da alimentação dentro de casa registrou um aumento significativo de 1,12%, a inflação nos bares e restaurantes foi bem mais moderada, com uma alta de apenas 0,49%.
Pesquisa realizada pela Abrasel em fevereiro mostrou que cerca de 40% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses, enquanto 51% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação. Isso demonstra o esforço do setor em manter a acessibilidade para os consumidores, mesmo diante de desafios econômicos.
Pirataria e informalidade assustam indústria
De acordo com a estudo da CNI, a concorrência desleal está avançando como uma das principais preocupações do setor industrial. No primeiro trimestre de 2021, a competição desleal foi citada por 10,4% dos empresários como uma dificuldade importante naquele momento. No terceiro trimestre de 2023, entrou para a lista dos três principais problemas ao ser assinalada por 20% dos empresários industriais.
Pirataria e informalidade assustam indústria (II)
O documento mostra que está cada vez mais difícil competir com a informalidade, contrabando e pirataria. A concorrência desleal só ficou atrás de dois problemas recorrentes: a elevada carga tributária, que foi o principal problema da indústria de transformação, com 37,5% ; e a demanda interna insuficiente, atestada por 31,2% dos empresários industriais. As taxas de juros aparecem em quarto lugar com 19,5%.
Abates crescem e batem recordes
Em 2023, foram abatidos 34,06 milhões de cabeças de bovinos, com alta de 13,7% frente ao ano anterior. Quanto ao abate de frangos, no acumulado de 2023, foram abatidas 6,28 bilhões de cabeças, um aumento de 2,8% em relação ao ano de 2022 e o melhor resultado da série histórica iniciada em 1997.
Abates crescem e batem recordes (II)
Em relação aos suínos, em 2023 foram abatidos 57,17 milhões de cabeças, novo recorde da pesquisa, com alta de 1,3% (+707,33 mil cabeças) em relação a 2022.