Sem censo e sem noção

A não realização do Censo 2021, que na verdade deveria ser 2020, terá um impacto incalculável em usa série de programas de transferência de renda e de repasses a estados e municípios. A advertência é feita por técnicos e pesquisadores do IBGE, para quem, sem dados atualizados pelo censo, programas como o Bolsa Família podem estar sendo subdimensionados, ampliando o número de invisíveis sociais, com as consequências claras para metas sociais como tomate a fome, falta e moradia etc.

 

Sem censo e sem noção II

Mas não só os mais desfavorecidos que serão prejudicados com o que está sendo chamado de “apagar de dados”. Programas como merenda escolar, transferências para a área de saúde, e outros voltados principalmente para os municípios, poderão também ser subdimensionados, deixando milhares, talvez milhões de brasileiros alijados de direitos preciso na Constituição.

 

Sem censo e sem noção III

Até os que só pensam no andar de cima da pirâmide social deveriam estar preocupados. Afinal, censo do IBGE é balizador de uma série de pesquisas de mercado, apontado indicadores demográficos importantes para as empresas pensarem, por exemplo, na distribuição de seus produtos. Por tudo isso, os mais otimistas, avaliam que sem o censo deste ano, e suas importantes derivações que sano feitas em anos posterior, podemos ter uma nova década perdida.

 

Seminário para exportar

Empresários interessados em buscar mercados fora do Brasil poderão participar gratuitamente da Semana da Empresa Exportadora, de 12 a 16 de abril. O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) por meio do Centro Internacional de Negócios do DF (CIN-DF) e ocorrerá de forma online.

 

Tributo anti-Covid

A Câmara Legislativa aprovou projeto de lei do Executivo que abre a possibilidade do pagamento de tributos com o uso de imóveis ou de equipamentos úteis no combate à covid-19, criando o Programa de Mobilização e Defesa da Vida do Distrito Federal (Provida-DF). Pelo projeto, poderão aderir contribuintes inscritos no Cadastro Fiscal do DF com tributos vencidos ou a vencer.

 

Tributo antI-COVID II

O pagamento vai ocorrer por meio de dação, podendo ser ofertados imóveis com infraestrutura física ou equipamentos de suporte para instalação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI), que serão utilizadas no tratamento de pacientes com covid-19 e de doenças decorrentes.

 

AUTONOMOS MAIS PREJUDICADOS

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou uma análise sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho que aponta os trabalhadores por conta própria como os mais prejudicados em termos de queda de rendimento no ano passado. Eles receberam apenas 76% da renda habitual no segundo trimestre de 2020 e, no quarto trimestre, atingiram 90%

 

STF JULGA HOJE LEI SECA

O STF (Supremo Tribunal Federal) julga nesta quinta (8), após 13 anos, uma ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei Seca proposta pela Abrasel. A lei já passou por diversas modificações desde sua aprovação. Mas, para a entidade, o nível tolerado de álcool e o bafômetro ainda são questionáveis, e devem ser avaliados pelo STF.

 

bsbagora@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
34 ⁄ 17 =