COLUNAS

Economia$Capital

31 de janeiro, 2025

Desemprego estável no DF A PED divulgada pela Codeplan, na manhã desta terça-feira, comprova a estabilização nos índices de desemprego no DF no mês de agosto, em 18,2%. Enquanto a Região Metropolitana, que compreende do Entorno de Brasilia, demonstrou queda de 1,8 ponto percentual no desemprego, na capital, o índice se manteve. Os números comprovam …

Desemprego estável no DF

A PED divulgada pela Codeplan, na manhã desta terça-feira, comprova a estabilização nos índices de desemprego no DF no mês de agosto, em 18,2%. Enquanto a Região Metropolitana, que compreende do Entorno de Brasilia, demonstrou queda de 1,8 ponto percentual no desemprego, na capital, o índice se manteve. Os números comprovam que houve maior contratação  nos grupos com menores rendimentos, que incluem, por exemplo, empregados domésticos.

Desemprego estável no DF II

Chamaram a atenção positivamente entre os segmentos com crescimento a industria de transformação, novamente a construção civil e os empregados domésticos. A taxa de desemprego manteve-se mais elevada entre mulheres (21,2) e entre negros. Segundo técnicos do Dieese, houve até criação de mais vagas no mês de agosto quando comparado ao mesmo mês do ano passado, mas a taxa manteve-se estável devido ao crescimento vegetativa da população. Ou seja, o bolo cresce, mas não o suficiente para ser dividido por todos.

Nova etapa do Desenvolve-DF

A Terracap publicou o segundo edital do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal (Desenvolve-DF). O certame dá a empreendedores do DF acesso a imóveis da Terracap por meio da licitação pública da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), com preço menor que o das concessões ordinárias.  A licitação ocorrerá em 20 de outubro e o depósito para caução deve ser efetuado até 19 de outubro nas agências do BRB.

Gasolina no DF subiu mais

A Agência Nacional do Petróleo divulgou dados sobre os reajustes médios da gasolina em todo o Pais. O Distrito Federal registrou o maior aumento e ficou acima de média nacional, com reajuste de 34% no período. Na capital federal, o preço médio de revenda da gasolina nos postos saltou de R$ 4,77 para R$ 6,40 o litro em 2021. No Pais, em média, o aumento foi de 32,9%.

Economia criativa em discussão

Nesta quarta-feria (29), o GDF promove o sétimo painel Tempo de Economia, dessa vez voltado à economia criativa como uma das molas propulsoras da retomada do crescimento local. São aguardados representantes dos diversos segmentos do setor, além de integrantes da Secretaria de Economia. O painel será realizado no canal YouTube da Secretaria da Economia, a partir das 17h.

Brasília empreendedora

Brazlândia será a próxima região administrativa a receber o projeto Brasília Empreendedora. Serão selecionados 30 microempreendedores locais que serão acompanhados durante oito semanas, a partir de outubro, com encontros realizados semanalmente, mais consultorias individualizadas. O projeto é voltado especificamente aos MEIs que possuam, pelo menos, seis meses de atividade. Os interessados têm até 30 de setembro para solicitar a inscrição.

Comércio confiante

Comerciantes e consumidores estão otimistas com a retomada da economia no Distrito Federal. Dois importantes índices que medem a percepção dos lojistas em relação ao cenário econômico e a intenção de compra por parte das famílias apresentaram alta no mês de setembro. Os dados são de pesquisas realizadas pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Comercio Confiante II

Pela quinta vez consecutiva, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou variação positiva. Chegou a 117,7 neste mês, com alta de 5% em relação a agosto. É a maior marca registrada em doze meses, com aumento de 36,2% em comparação com setembro de 2020.  A Intenção de Consumo das Famílias no DF (ICF-DF) também registrou alta 3,4% e bateu os 65 pontos, acompanhando o movimento nacional.

 

[email protected]

Artigos Relacionados