O cargueiro Ever Given segue ancorado em um lago no centro do canal, enquanto autoridades cobram multa da empresa

Duas semanas após ser desencalhado do Canal de Suez, no Egito, o navio cargueiro Ever Given ainda não conseguiu deixar a região. Mas desta vez é por questões burocráticas. Os administradores do canal exigem uma compensação de pelo menos US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,7 bilhões) para liberar a embarcação que interrompeu o comércio internacional por quase uma semana.

Ever Given segue em uma área entre os trechos norte e sul do canal, o Grande Lago Amargo

KHALED ELFIQI / EFE – EPA –

Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês), disse em entrevista a uma emissora estatal que o Egito vai reter o navio de quase 400m de comprimento enquanto investiga as causas do incidente que levou o Ever Given a encalhar. O veículo segue no chamado Grande Lago Amargo, uma área mais larga que divide o canal entre os trechos sul e norte.

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SUEZ CANAL / AFP

Segundo a SCA, a estimativa dos prejuízos causados após a embarcação encalhar e interromper o fluxo é de pelo menos US$ 95 milhões (cerca de R$ 541 milhões) apenas em taxas de uso do canal perdidas depois que diversos outros navios desviaram a rota e foram pela África do Sul. Há também os custos da operação de desencalhe e outras despesas para serem reembolsados.

“Esperamos resolver a questão rapidamente. No entanto, o navio vai permanecer aqui até que as investigações sejam concluídas e a multa seja paga. Assim que eles concordarem com o pagamento, ele poderá sair”, disse Rabie, segundo o Wall Street Journal. A SCA não detalhou como chegou ao valor de US$ 1 bilhão.

Problemas com a tripulação

Uma outra questão que pode complicar o entrave diz respeito à tripulação do Ever Given. A bordo do navio estão 25 tripulantes indianos. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores Marítimos da Índia se manifestou publicamente, afirmando que a SCA não tem autoridade para reter os funcionários na embarcação.

“Se a SCA teve prejuízos, eles podem resolver isso com os donos da embarcação, mas isso não pode prejudicar os tripulantes de nenhuma maneira”, disse o secretário-geral do sindicato, Abdulgani Serang, em entrevista ao jornal Times Of India. Ele disse que, inicialmente, os trabalhadores estariam sendo bem tratados.

Cargueiro Evergreen encalhou e bloqueo tráfego no canal egípcio

DIVULGAÇÃO CANAL DE SUEZ/VIA AFP

Além dos egípcios, outras partes querem ressarcimento de seus prejuízos com o Ever Given. Diversas empresas já entraram com pedidos junto a seguradoras para recuperar perdas com bens perecíveis e problemas em cadeias de suprimento causados ela paralisação do canal.

A empresa japonesa Shoei Kisen Kaisha disse ao WSJ que está em contato com as autoridades do Egito e cooperando com as investigações, mas que ainda não foi notificada sobre a multa.

 

Fonte: INTERNACIONAL | Do R7

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