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Campanha nacional mostra a importância dos minerais no dia a dia
As indústrias de mineração têm o desafio de melhorar a sua reputação para garantir uma espécie de “licença social” da sociedade para levar adiante seus projetos de expansão. Segundo Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil, a mineração e a transição energética caminham juntas, e o setor mineral brasileiro está em fase de transformação para se tornar “sustentável, responsável e seguro”:
— É fundamental que as pessoas tenham esta percepção para que possam reconhecer as contribuições da indústria da mineração às suas vidas.
Em julho, o Instituto Brasileiro da Mineração (Ibram) lançou uma campanha nacional de publicidade da mineração. Como o mote “Minerais, presentes no que você imaginar”, a campanha fala sobre a importância dos minerais no dia a dia.
Adam Matthews, diretor de ética e engajamento do conselho de pensões da Igreja da Inglaterra, observa que fundos de pensões e outros grandes investidores têm deixado de investir no setor minerário nos últimos anos por conta dessa visão negativa sobre o setor.
— As mineradoras precisam conquistar o apoio das comunidades, convencendo de que estão comprometidas com uma mineração responsável.
A mineração passou por transformações após o rompimento das barragens de Fundão (da Samarco), em Mariana (MG), em 2015, e da Mina Córrego do Feijão (da Vale), em Brumadinho (MG), em 2019. Os governos endureceram a legislação e, desde então, as indústrias têm investido para garantir que nenhum rompimento de barragem ocorrerá novamente.
— Os dois rompimentos de barragens têm levado o setor a uma transformação e obrigam hoje que qualquer empresa tenha uma licença social para operar — diz Alexandre D’Ambrosio, vice-presidente executivo de assuntos corporativos na Vale.
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