
Plano Piloto recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta semana
Abordagem está prevista para passar por 14 pontos da região administrativa

Encontro no Palácio do Buriti nesta segunda-feira (12) marcou o primeiro alinhamento do ano com os principais gestores do governo
A governadora em exercício Celina Leão reuniu secretários de Estado e presidentes de empresas públicas, nesta segunda-feira (12), no Palácio do Buriti, para apresentar resultados, alinhar prioridades e reforçar o uso de ferramentas de gestão e tecnologia no planejamento do Governo do Distrito Federal (GDF) em 2026.
Entre os principais temas abordados estiveram a consolidação de dados de balanço de governo, a modernização dos sistemas de monitoramento e a ampliação da comunicação direta com o cidadão. A reunião foi o primeiro encontro institucional do ano com o secretariado.
Celina Leão destacou a importância de os titulares das pastas apresentarem resultados concretos e reforçou o papel do Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do Distrito Federal (Gestão DF), plataforma que reúne informações de todas as áreas do governo em um único repositório, permitindo padronização, transparência e agilidade no planejamento estratégico.
“O ano é de colheita. Quando organizamos tudo o que foi feito, damos ainda mais legitimidade ao nosso trabalho. É um ano para avançarmos em gestão, eficiência e produtividade”, afirmou a governadora em exercício.
Atualmente, o GDF monitora mais de 800 ações e iniciativas, muitas delas, inclusive, além do plano de governo registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que, segundo Celina Leão, demonstra a capacidade de execução e a abrangência das políticas públicas em andamento.
Outro ponto apresentado foi a integração entre o Gestão DF e o sistema da Ouvidoria do Distrito Federal, em um processo de unificação de bases de dados que permitirá ao cidadão acompanhar, de forma individualizada, as respostas às suas demandas. A proposta é que, além do retorno inicial, o cidadão receba atualizações automáticas sobre o andamento das soluções, como licitações e execuções de obras, em um canal direto com o governo.
“Atendemos quatro vezes mais do que governos anteriores na área da Saúde e isso precisa ser lembrado por nós”Celina Leão, governadora em exercício
Na área da Saúde, Celina Leão destacou números expressivos. Segundo ela, houve ampliação significativa no acolhimento à população no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). “Atendemos quatro vezes mais do que governos anteriores na área da Saúde e isso precisa ser lembrado por nós”, afirmou.
Dados apresentados na reunião mostram, ainda, que a Saúde é atualmente a área que mais recebe elogios na Ouvidoria do Distrito Federal, de acordo com o painel da Controladoria-Geral do DF (CGDF). Ao todo, já foram registrados mais de 10 mil elogios a servidores públicos, reconhecimento destacado pela governadora em exercício como reflexo do trabalho das equipes.
Durante o encontro, os secretários apresentaram demandas, compartilharam desafios e relataram lançamentos e novidades em desenvolvimento em suas respectivas áreas. A reunião teve caráter institucional e técnico, voltado ao fortalecimento da gestão e ao alinhamento das ações estratégicas do governo para o ano.

Abordagem está prevista para passar por 14 pontos da região administrativa

GDF leva diversos serviços públicos e atividades de cidadania, saúde, cultura e esporte diretamente às comunidades

Órgão atua na prevenção e controle de riscos à saúde relacionados ao meio ambiente, produtos, serviços e consumo; foram quase 50 mil fiscalizações ao longo do ano

Oportunidades exigem diferentes níveis de escolaridade e oferecem salários que chegam a R$ 2,8 mil mais benefícios
