Brasília Agora


BRASÍLIA

Escolas públicas celebram o fim do ano letivo com atividades natalinas

15 de dezembro, 2023

No CEI 05 de São Sebastião teve surpresa do Papai Noel dos Correios, na EC 204 Sul os alunos fizeram uma cantata . O fim […]

Escolas públicas celebram o fim do ano letivo com atividades natalinas
Foto: Jotta Castro, Ascom/SEEDF.

No CEI 05 de São Sebastião teve surpresa do Papai Noel dos Correios, na EC 204 Sul os alunos fizeram uma cantata

.

O fim do ano letivo está marcado para o próximo dia 22 de dezembro nas escolas públicas do Distrito Federal e a magia do Natal já contagiou os estudantes. No Centro de Educação Infantil (CEI) 05 de São Sebastião, os alunos foram surpreendidos com a visita do Papai Noel dos Correios. Já na Escola Classe (EC) 204 Sul, os pequenos soltaram a voz para os moradores e comerciantes da quadra com uma linda cantata natalina. Em Taguatinga, na Escola Classe (11), o bom velhinho também alegrou os alunos com a entrega de presentes.

A emoção no CEI 05 de São Sebastião com o Papai Noel dos Correios chegou em dose dupla na escola, já que os estudantes receberam a visita de dois bons velhinhos, que junto com a Mamãe Noel, distribuíram 275 presentes para todos os alunos. Além disso, os servidores dos Correios prepararam também uma homenagem para as crianças com a presença do coral da empresa que apresentou canções natalinas.

Ana Vitória, de 4 anos, foi a primeira a receber o presente: uma boneca, que pediu na cartinha entregue pelos professores aos Correios. “Eu queria muito uma bonequinha e o Papai Noel me deu de presente, ela é linda”, comemorou a aluna do primeiro período da Educação Infantil.

A estudante Ana Vitória, de 4 anos, pediu uma boneca para o Papai Noel dos Correios e comemorou a chegada do presente | Foto: Jotta Castro, Ascom/SEEDF.

❝Hoje estamos realizando a concretização de um sonho desses alunos que é ganhar o presente das mãos do próprio Papai Noel. Isso é mágico na vida de qualquer criança ❞AMarluce Moreira, diretora do CEI 05

A campanha do Papai Noel dos Correios une a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas de crianças da sociedade no geral, desde 2010, os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem os desejos ao Papai Noel. A campanha tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais, um dos maiores presentes que uma criança pode receber.

Nossa escola atende crianças de 4 e 5 anos, do primeiro ao segundo período da Educação Infantil. Esses pequenos são motivados todos os dias a sonhar e acreditar. Hoje estamos realizando a concretização de um sonho desses alunos, que é ganhar o presente das mãos do próprio Papai Noel. Isso é mágico na vida de qualquer criança“, declarou a diretora da escola, Marluce Moreira.

Cantata de Natal

As apresentações musicais dos alunos contagiam a comunidade perto da escola | Foto: Jotta Castro, Ascom/SEEDF.

Na Escola Classe (EC) 204 Sul a chegada do Natal motivou uma semana de atividades. Desde o início de dezembro os 300 alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental vêm se preparando para o Natal. Eles participaram de atividades pedagógicas confeccionando cartazes para decoração dos espaços e há dias ensaiam para uma cantata especial feita exclusivamente para os moradores e comerciantes da região.

O percurso musical foi realizado na quinta (14), com a presença de 120 alunos cantando clássicos natalinos para os comerciantes. Quem também entrou no clima natalino por meio da música foi a Escola Classe (EC) 410 de Samambaia, onde os alunos formam o Coral IN’Canto. Este ano, ao completar 10 anos, os estudantes mobilizaram famílias e amigos para apresentações em diferentes locais.

Clima natalino marca o fim do ano letivo nas escolas da rede pública do DF | Foto: Jotta Castro, Ascom/SEEDF.

Mais presentes

Além da cantata, os alunos da EC 204 Sul recebem nesta sexta (15) a visita especial do Papai Noel, que vai distribuir 300 presentes escolhidos por meio das cartinhas dos alunos. Os pedidos foram adotados por vizinhos e comerciantes da região. As ações acontecem na escola desde 2010 e envolvem toda a comunidade escolar.

Neste ano nosso Papai Noel vem direto do batalhão da polícia militar, nosso vizinho aqui da escola que se dispôs em alegrar esse momento tão especial. Estamos felizes porque é um trabalho que envolveu não só a escola, mas toda a comunidade local. Isso é gratificante para a gente porque mostra como os alunos das escolas públicas são importantes”, conta a diretora da escola, Alessandra Lopes.

Na EC 11 de Taguatinga o bom velhinho distribuiu, nesta quinta (14), 567 presentes para os estudantes de 6 a 12 anos da escola. Os alunos também escreveram as cartinhas, que receberam o apoio da comunidade escolar e de pessoas que se sensibilizaram com as cartas. “Foi um momento muito especial para escola. Poder entregar presentes para esses alunos é muito significante pra gente pois sabemos o quanto isso é importante na vida deles”, disse a diretora Tatyane Emídio.