
Inscrições abertas para segunda edição do Projeto Toca Literária do Cerrado
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
O Canto de Antígona conta com elenco talentoso e será encenado em 1º, 2 e 3/8; entrada gratuita
Arasília será palco de uma iniciativa inovadora que une a arte cênica ao movimento hip hop. O projeto “Conhecendo o Hip Hop e o Teatro BSB – SP” apresenta a peça “O Canto de Antígona”, um espetáculo que explora a intersecção entre o teatro clássico e a cultura urbana. As apresentações ocorrerão nos dias 1º e 3 de agosto, no Auditório da Regional de Ensino do Recanto das Emas. A entrada é franca e a apresentação contará com audiodescrição e tradução em Libras.
A peça “O Canto de Antígona” é uma adaptação do texto grego “Antígona”, de Sófocles. A trama gira em torno do protagonista que desafia as leis instituídas ao lutar pelo direito de sepultamento de seu irmão, guiado por seu amor à família, promessas, fé e valores. Em oposição, Creonte, um rei vaidoso e inflexível, tenta impedir Antígona, ignorando os apelos da sociedade por justiça e bom senso.
Através da linguagem do hip hop, uma narrativa clássica ganha novas camadas e ressonâncias contemporâneas, revelando que as questões enfrentadas por Antígona ainda ecoam nas diversas “Tebas” modernas. O espetáculo é um poderoso reflexo de resistência social e de luta por justiça, características presentes tanto no hip hop quanto na tragédia grega.
O espetáculo “O Canto de Antígona” conta com um elenco talentoso composto por Mano Samir, Wryel, Yana Carvalho, Lucas Gomes, Sophia Tibiriçá, Tiago Leal, Helder Sousa, Márcio Alive, Deyvid Cardoso e Lucas Borborema. A direção é assinada por Marcelo Lucchesi e Léo Vaz, com direção musical de Mano Samir. O roteiro original é de Sófocles, adaptado por Dan Kuae, Léo Vaz, Marcelo Lucchesi e Raquel Mendes. O projeto foi idealizado por Dan Kuae e Samir Queiroz Pires.
A partir dessa fusão, o público poderá vivenciar toda a lógica de uma tragédia grega clássica com a linguagem atual do hip hop, percebendo que, embora distantes por milênios, as questões que envolvem o espectro social humano são as mesmas.
No primeiro semestre, o projeto “Conhecendo o Hip Hop e o Teatro BSB – SP” realizou oficinas de Montagem Teatral, proporcionando uma experiência única de criação e expressão artística para os participantes e promovendo um rico intercâmbio cultural entre o teatro e o hip hop. Os participantes aprenderam e vivenciaram o processo criativo de uma montagem teatral. Com orientação de profissionais renomados, como Marcelo Lucchesi, Raquel Mendes, Dan Kuae e Léo Vaz, eles puderam desenvolver suas habilidades e colaborar na montagem do espetáculo agora em cartaz: “O Canto de Antígona”.
Contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), o projeto busca lançar um olhar sobre o encontro entre a cultura clássica grega e a cultura periférica, especificamente o movimento hip hop. Mais do que um movimento musical e social, o hip hop é uma manifestação cultural que abrange uma diversidade de pensamentos e comportamentos relevantes para o entendimento de parte da sociedade brasileira.
Espetáculo O Canto de Antígona. Datas e horários: 1º e 2 de agosto, às 19h30; e 3 de agosto, às 17h. Local: Auditório da Regional de Ensino do Recanto das Emas (Quadra 203, lote 32 – Avenida Recanto das Emas). Ingressos: entrada é franca, com a possibilidade de contribuição voluntária aos artistas. Acessibilidade: A apresentação contará com audiodescrição e tradução em Libras. Mais informações: (61) 98234-5416.
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
Criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, certame tem inscrições gratuitas de 10 de maio a 25 de junho e R$ 195 mil em prêmios, contemplando sete categorias entre obras publicadas em português e projeto de incentivo à leitura
Público poderá aproveitar, até domingo (11), mediações culturais gratuitas pela exposição, com a presença da curadoria e de alguns dos artistas participantes, tudo de forma gratuita
De 10 de maio a 15 de junho, acontece Deu a Louca na I.A. – A NOVA, INÉDITA e NUNCA VISTA comédia do G7, no Teatro La Salle (906 Sul). Saiba mais aqui!