Brasília Agora
Brasília Agora


CULTURA

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de produção cultural e arte urbana

15 de maio, 2024

Pojeto +LAB: Iniciativa, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, acontecerá em junho, no Sesc Ceilândia

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de produção cultural e arte urbana
As especialistas Carol Peres e Luciana Alencar estão entre os docentes que ministrarão os cursos pelo Projeto +LAB - fotos: Eraldo Peres

Fomentar a economia criativa com oficinas voltadas para profissionais que atuam no segmento da arte urbana e da produção cultural. Em sua primeira edição, o projeto +LAB – Gestão de Negócios na Economia Criativa visa oferecer cursos gratuitos realizados por profissionais reconhecidos da cena cultural local e nacional.

Os gestores culturais Cleber Lopes, Carol Peres, Luciana Alencar – também idealizadora da iniciativa – e os convidados Fernando Lackman e Bárbara Barbosa irão lecionar e passar seus conhecimentos no Curso Gestão de Negócios na Economia Criativa.

As aulas começam no dia 4 de junho e acontecerão durante todo o mês no Sesc Newton Rossi – Ceilândia. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site: www.soulaprendizagem.com.br até o dia 28 de maio. O projeto foi/é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC-DF. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações: Instagram : @labaudiovisualdf.

MÓDULOS

O curso será divido em 3 módulos: Curso Módulo I – Sistema Cultural do DF, para estudo da LOC e os diferentes marcos legais que regem as políticas de fomento no Distrito Federal; Curso Módulo II – Empreendedorismo Cultural apresentando conceitos sobre empreendedorismo no setor cultural; Curso Módulo III – Gestão Administrativa e Financeira. Cada módulo terá 4 encontros presenciais, com previsão de 2 horas cada e mentorias, totalizando 12 horas de compartilhamento de técnicas e processos para gestão de projetos e ações culturais. A formação completa é de 40 horas.

Haverá ainda aula inaugural no dia 4 de junho, às 19h30, e uma aula no dia 6 de junho, às 19h30, para compartilhamento de conceitos e marcos legais sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. As duas aulas são abertas para o público, sem precisar de inscrição.

“Nosso desejo é promover a profissionalização dos agentes culturais e fomentar a Economia Criativa das Região Administrativa de Sol Nascente, Ceilândia e proximidades, queremos incluir pessoas de baixa renda e alta vulnerabilidade social”, destaca a idealizadora e uma das professoras do projeto, Luciana Alencar. A iniciativa visa atender diretamente 30 profissionais da cultura com 40h aulas e estima-se um público on-line de 1.500 profissionais da cultura, acessando os conteúdos no site e redes sociais do projeto.

Os professores

Luciana Farias de Alencar, especialista em Gestão e Educação, lidera projetos voltados para o desenvolvimento humano e a inovação em processos educativos. Graduada em História e Pedagogia, possui vasta experiência em Design Instrucional e Gestão Escolar. Empreendedora, fundadora da Soul Aprendizagem, Luciana se destaca na criação de soluções educacionais, promovendo empreendedorismo cultural através de oficinas e cursos que transformam a gestão de negócios na economia criativa. Com 10 anos de atuação, ela aplica métodos ágeis e Design Thinking para capacitar profissionais da cultura, com foco especial na arte urbana e produção cultural.

Carol Peres – Atuação no setor cultural – Mais de 15 anos de experiência em elaboração e produção de projetos, assessoria e consultoria no setor criativo e mercado cultural, com destaque para as áreas de artes visuais, cultura popular, audiovisual e capacitação de agentes culturais. Como gestora cultural, tem experiência na elaboração, planejamento, acompanhamento e execução de projetos culturais, produção de relatórios, valoração de resultados, prestação de contas e legislação. Busca a cultura na transversalidade dos ODS e da Agenda 2030.

Cleber Lopes, um renomado gestor cultural, possui vasta experiência em planejamento e execução de mais de 100 projetos nas áreas de teatro, dança, música e cinema. Destaca-se em captação e gestão de patrocínios, além de direção de produção. Notável por seu trabalho com a Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo e o Festival Dulcina, Cleber liderará a oficina sobre o Sistema Cultural do DF no Projeto +LAB, transmitindo seu conhecimento em legislações e políticas de fomento cultural, essenciais para profissionais do setor.

CONVIDADOS

Fernando Lackman, jornalista especializado em Moda e Cultura; e Bárbara Barbosa, uma mulher negra neurodiversa, tradutora e intérprete de Libras.

Serviço

Projeto +LAB Gestão de Negócios na Economia Criativa. Tema: inscrições abertas para cursos gratuitos na área de produção cultural e arte urbana. Adesão: gratuita até dia 28 de maio pelo site soulaprendizagem.com.br. Início das aulas: 4 de junho. Horário: 19h30 às 21h30. Local: Sesc Newton Rossi – Ceilândia. Instagram: @labaudiovisualdf. Indicação: não recomendado para menores de 18 anos.