
Festival de Brasília, drift, rap e celebração ao Cerrado são destaques do fim de semana no DF
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Pojeto +LAB: Iniciativa, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, acontecerá em junho, no Sesc Ceilândia
Fomentar a economia criativa com oficinas voltadas para profissionais que atuam no segmento da arte urbana e da produção cultural. Em sua primeira edição, o projeto +LAB – Gestão de Negócios na Economia Criativa visa oferecer cursos gratuitos realizados por profissionais reconhecidos da cena cultural local e nacional.
Os gestores culturais Cleber Lopes, Carol Peres, Luciana Alencar – também idealizadora da iniciativa – e os convidados Fernando Lackman e Bárbara Barbosa irão lecionar e passar seus conhecimentos no Curso Gestão de Negócios na Economia Criativa.
As aulas começam no dia 4 de junho e acontecerão durante todo o mês no Sesc Newton Rossi – Ceilândia. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site: www.soulaprendizagem.com.br até o dia 28 de maio. O projeto foi/é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC-DF. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações: Instagram : @labaudiovisualdf.
O curso será divido em 3 módulos: Curso Módulo I – Sistema Cultural do DF, para estudo da LOC e os diferentes marcos legais que regem as políticas de fomento no Distrito Federal; Curso Módulo II – Empreendedorismo Cultural apresentando conceitos sobre empreendedorismo no setor cultural; Curso Módulo III – Gestão Administrativa e Financeira. Cada módulo terá 4 encontros presenciais, com previsão de 2 horas cada e mentorias, totalizando 12 horas de compartilhamento de técnicas e processos para gestão de projetos e ações culturais. A formação completa é de 40 horas.
Haverá ainda aula inaugural no dia 4 de junho, às 19h30, e uma aula no dia 6 de junho, às 19h30, para compartilhamento de conceitos e marcos legais sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. As duas aulas são abertas para o público, sem precisar de inscrição.
“Nosso desejo é promover a profissionalização dos agentes culturais e fomentar a Economia Criativa das Região Administrativa de Sol Nascente, Ceilândia e proximidades, queremos incluir pessoas de baixa renda e alta vulnerabilidade social”, destaca a idealizadora e uma das professoras do projeto, Luciana Alencar. A iniciativa visa atender diretamente 30 profissionais da cultura com 40h aulas e estima-se um público on-line de 1.500 profissionais da cultura, acessando os conteúdos no site e redes sociais do projeto.
Luciana Farias de Alencar, especialista em Gestão e Educação, lidera projetos voltados para o desenvolvimento humano e a inovação em processos educativos. Graduada em História e Pedagogia, possui vasta experiência em Design Instrucional e Gestão Escolar. Empreendedora, fundadora da Soul Aprendizagem, Luciana se destaca na criação de soluções educacionais, promovendo empreendedorismo cultural através de oficinas e cursos que transformam a gestão de negócios na economia criativa. Com 10 anos de atuação, ela aplica métodos ágeis e Design Thinking para capacitar profissionais da cultura, com foco especial na arte urbana e produção cultural.
Carol Peres – Atuação no setor cultural – Mais de 15 anos de experiência em elaboração e produção de projetos, assessoria e consultoria no setor criativo e mercado cultural, com destaque para as áreas de artes visuais, cultura popular, audiovisual e capacitação de agentes culturais. Como gestora cultural, tem experiência na elaboração, planejamento, acompanhamento e execução de projetos culturais, produção de relatórios, valoração de resultados, prestação de contas e legislação. Busca a cultura na transversalidade dos ODS e da Agenda 2030.
Cleber Lopes, um renomado gestor cultural, possui vasta experiência em planejamento e execução de mais de 100 projetos nas áreas de teatro, dança, música e cinema. Destaca-se em captação e gestão de patrocínios, além de direção de produção. Notável por seu trabalho com a Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo e o Festival Dulcina, Cleber liderará a oficina sobre o Sistema Cultural do DF no Projeto +LAB, transmitindo seu conhecimento em legislações e políticas de fomento cultural, essenciais para profissionais do setor.
Fernando Lackman, jornalista especializado em Moda e Cultura; e Bárbara Barbosa, uma mulher negra neurodiversa, tradutora e intérprete de Libras.
Projeto +LAB Gestão de Negócios na Economia Criativa. Tema: inscrições abertas para cursos gratuitos na área de produção cultural e arte urbana. Adesão: gratuita até dia 28 de maio pelo site soulaprendizagem.com.br. Início das aulas: 4 de junho. Horário: 19h30 às 21h30. Local: Sesc Newton Rossi – Ceilândia. Instagram: @labaudiovisualdf. Indicação: não recomendado para menores de 18 anos.
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas
Uma comédia que faz rir, emociona e te faz esquecer os problemas. E, no fim, você sai do teatro com uma mensagem simples, mas poderosa: que tal apostar no amor?
Confira aqui a programação e valor dos ingressos do Cine Drive-in Brasília