Brasília Agora


BRASÍLIA

Estudo define componentes de lixo coletado no DF

5 de dezembro, 2023

Avaliação realizada pela Adasa, SLU e empresa Valor Ambiental vai ajudar na evolução da gestão de resíduos sólidos; resultados serão apresentados nesta terça-feira (5) . […]

Estudo define componentes de lixo coletado no DF
Foto: Divulgação/Adasa

Avaliação realizada pela Adasa, SLU e empresa Valor Ambiental vai ajudar na evolução da gestão de resíduos sólidos; resultados serão apresentados nesta terça-feira (5)

.

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) vai fazer nesta terça-feira (5) a apresentação dos resultados do primeiro estudo gravimétrico (avaliação percentual dos componentes de amostra de lixo) de resíduos sólidos no Distrito Federal.

A caracterização gravimétrica foi realizada durante quatro semanas intercaladas entre 21 de agosto e 27 de outubro deste ano, na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) localizada na Estrutural. Durante o evento, os profissionais da Adasa, do SLU e da empresa Valor Ambiental que participaram do projeto serão homenageados e receberão certificado.

A Unidade de Recebimento de Entulhos, que desde 2018 opera na área do antigo Lixão da Estrutural, recebe cerca de 120 mil toneladas de resíduos mensalmente provenientes de podas, da construção civil e recolhidos nas ruas pelo SLU | Foto: Divulgação/Adasa

“Essa análise representa um marco para a evolução da gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal. E esses profissionais foram muito além da realização de um trabalho, eles abraçaram uma causa”, destacou o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro.

O estudo possibilitou a identificação dos percentuais dos diferentes componentes – como madeira, metal, azulejo, concreto, plástico e papelão – presentes em mil toneladas de resíduos analisados.

“Agora será possível traçar diretrizes regulatórias para ampliar a valorização desses materiais e buscar alternativas tecnológicas mais viáveis para o tratamento dos resíduos que chegam na URE”, explicou a superintendente de Resíduos Sólidos da Adasa, Élen Dânia dos Santos.

Desde 2018, a URE, que opera na área do antigo Lixão da Estrutural, recebe resíduos provenientes de podas, da construção civil e os recolhidos nas ruas pelo SLU. A unidade recebe cerca de 120 mil toneladas de resíduos mensalmente.

Serviço

Entrega de resultados e certificados de estudo gravimétrico
– Data: terça (5)
– Horário: 9h30
– Local: Auditório Humberto Ludovico, Adasa.

*Com informações da Adasa