Brasília Agora


ESPORTES

Ex-Palmeiras e seleção do Peru, Ricardo Gareca será o novo treinador do Chile, diz jornal

25 de janeiro, 2024

► Técnico assume seleção fora da zona de classificação para a Copa do Mundo de 2026T Ocupando apenas a oitava colocação nas Eliminatórias Sul-americanas para […]

Ex-Palmeiras e seleção do Peru, Ricardo Gareca será o novo treinador do Chile, diz jornal
Ex-Palmeiras e seleção do Peru, Ricardo Gareca será o novo treinador do Chile — Foto: Reprodução

► Técnico assume seleção fora da zona de classificação para a Copa do Mundo de 2026T

Ocupando apenas a oitava colocação nas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, no México e no Canadá, a seleção chilena vai apresentar seu novo treinador em breve, e trata-se de um nome conhecido do futebol brasileiro. Com passagem pelo Palmeiras em 2014, Ricardo Gareca será anunciado pela Roja em breve, segundo o jornal local La Tercera.

De acordo com a publicação, a federação de futebol do Chile ofereceu ao treinador um salário de US$ 2,8 milhões anuais (cerca de R$ 13,8 milhões), em contrato com validade até o fim das Eliminatórias. A federação publicou em suas redes sociais um vídeo enigmático, com o som de um rugido e a imagem de um tigre, que seria uma referência ao técnico, que é conhecido por esse apelido.

Gareca está no mercado desde que deixou o comando do Vélez Sarsfiled, da Argentina, em março do ano passado, após vencer somente uma partida em 14 disputadas. Antes, ele vinha de longo trabalho na seleção peruana, cargo que deixou em junho de 2022, após mais de sete anos na função, tendo conseguido levar o time de Guerrero e companhia à Copa do Mundo da Rússia, em 2018 — mas falhou na tentativa de repetir o feito para o mundial seguinte, no Catar, em 2022.

Gareca está no mercado desde que deixou o comando do Vélez Sarsfiled, da Argentina, em março do ano passado, após vencer somente uma partida em 14 disputadas. Antes, ele vinha de longo trabalho na seleção peruana, cargo que deixou em junho de 2022, após mais de sete anos na função, tendo conseguido levar o time de Guerrero e companhia à Copa do Mundo da Rússia, em 2018 — mas falhar na tentativa de repetir o feito para o mundial seguinte, no Catar, em 2022.

Aos 65 anos, Gareca passou por clubes como Talleres (onde começou sua carreira como treinador), Colón, Independiente e Argentino Juniors — todos na Argentina —, além de Universitario (Peru) e América de Cali (Colômbia).

Com a Copa do Mundo na América do Norte tendo 48 seleções classificadas, a América do Sul terá direito a vagas diretas para os seis primeiros colocados, com o sétimo disputando a repescagem. Nesse momento, o Chile, em oitavo, estaria fora do mundial.

Os próximos jogos oficiais do Chile já serão pela Copa América, que começa em junho e também será disputada na América do Norte. O time de Gareca está no grupo A, ao lado de Peru, Argentina e uma outra seleção a ser definida.

(Agência O Globo) — Foto: Reprodução

Legenda da foto: Ex-Palmeiras e seleção do Peru, Ricardo Gareca será o novo treinador do Chile