Brasília Agora


VARIEDADES

Faço exercícios e não emagreço. O que está acontecendo?

10 de março, 2022

Especialistas ouvidos pelo R7 explicam os principais motivos que levam à demora na perda de peso. Eles garantem que o processo tem de incluir uma mudança […]

Faço exercícios e não emagreço. O que está acontecendo?
Foto: Pixabay

Especialistas ouvidos pelo R7 explicam os principais motivos que levam à demora na perda de peso. Eles garantem que o processo tem de incluir uma mudança no estilo de vida

O processo de emagrecimento não é fácil, muito menos rápido. A máxima

A nutricionista esportiva Sueli Longo, integrante da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), explica que a noção de emagrecimento muitas vezes não é a mais correta.

É importante lembrar que alimentação correta não é a mesma coisa que restringir uma grande quantidade de alimentos, sem recomendação profissional. 

Quando a pessoa segue uma alimentação que lhe dá a energia suficiente para que ela mantenha as atividades do dia a dia, faz atividades físicas e não emagrece, alguns pontos devem ser levados em consideração. 

Outro fator que pode dificultar a perda de peso é o

Para evitar as idas e vindas dos números da balança e manter a saúde, a ideia é que haja empenho em mudar o estilo de vida. 

A falta de engajamento nesse processo de mudança também é apontada como uma das causas que dificultam a chegada ao corpo desejado. 

Silene Martinez concorda e acrescenta:

Em alguns casos, a nutricionista não indica nem algumas refeições mais livres, para que a pessoa mantenha o foco e o equilíbrio.

Entre as muitas teorias sobre o emagrecimento associado às atividades físicas, sempre aparece a dúvida: é melhor comer antes ou depois de fazer o exercício? A realidade é que não existe uma orientação fixa, a rotina varia de acordo com o corpo de cada pessoa.

Ela alerta ainda:

Para controlar o cortisol e auxiliar o sono a nutricionista recomenda a meditação e o mindfulness, a prática de se concentrar apenas no presente, sem ficar o tempo todo pensando no passado ou ansioso com o futuro. 

A pessoa precisa entender que esse é um processo que exige paciência.

 

Fonte: SAÚDE | Carla Canteras, do R7