Brasília Agora


VARIEDADES

Ziraldo: Um brasileiro entre os maiores realizadores do mundo

8 de abril, 2024 / Por: Agência O Globo

Uma usina criativa, o artista seguia sonhando, criando e pondo em prática a maioria de suas infindáveis ideias

Ziraldo: Um brasileiro entre os maiores realizadores do mundo
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nunca encontrei dificuldades em reconhecer (e homenagear) os meus heróis, e Ziraldo definitivamente tem lugar de honra nessa galeria.

Olho para trás e me vejo um menino, aos 13 anos de idade, visitando-o no legendário jornal O Pasquim…

Multifacetada, inquieta e genial, sua obra o coloca entre os maiores do mundo.

Mais que tudo, Ziraldo foi um realizador. Todos nós temos, vez por outra, uma ideia que acreditamos ser especial. A diferença é que pouco depois a abandonamos. Ele, ao contrário, seguia sonhando, criando e realizando a maioria de suas infindáveis ideias. Uma usina criativa.

O que posso contar por experiência própria, e que poucos sabem, é que ele foi um educador de uma generosidade, um carinho e uma paciência sem fim. Com muita frequência, jovens artistas o procuravam em busca de orientação. Ele os recebia com o afeto e a firmeza de um pai. Comentava os desenhos com sinceridade. Depois, abraçava-os afetuosamente, recomendava que lessem tudo o que estivesse ao alcance e dizia: “Arte é uma atividade intelectual…” Foi o que me disse quando eu tinha 13 anos completos e fui procurá-lo no Pasquim. Nunca me esqueci desse conselho.

E, é claro, podemos descrever o próprio personagem chamado Ziraldo como a sua neta um dia lhe disse: “um cara em negativo”, com a pele ficando cada dia mais escura e os cabelos mais brancos, com um colete colorido, e olhos luminosos, de tanta vida que emitiam.

Numa palavra: UM GÊNIO.

Obrigado por tanto!

Ricardo Leite é designer e autor do livro “Ziraldo em cartaz”, que analisa as centenas de cartazes criados pelo artista ao longo da carreira.¨]

Exposição leva visitantes ao mundo mágico do quadrinista e escritor Ziraldo – Mundo Zira/Divulgação

BS20240408063007.1 – https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2024/04/08/ziraldo-um-brasileiro-entre-os-maiores-realizadores-do-mundo.ghtml

Paes atende a pedido da família de Ziraldo e fará estátua em homenagem ao cartunista

Parentes disseram, durante velório no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, que sonham ver a imagem dele ao lado de seu grande amigo, Carlos Drummond de Andrade

A família de Ziraldo pediu e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, atendeu. Ao saber que parentes do cartunista disseram, durante o velório do artista no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, que sonham com uma estátua em sua homenagem, Paes confirmou ao GLOBO, horas depois, que o desejo será realizado: Ziraldo será imortalizado numa escultura.

Segundo a diretora de cinema Fabrizia Pinto, filha de Ziraldo, a ideia de ver a imagem do pai ao lado de seu grande amigo, Carlos Drummond de Andrade, é um sonho antigo.

— Há muitos anos, sonho que meu pai tenha uma estátua no Rio como a do Drummond — afirmou Fabrizia.

O desejo, e pedido, de homenagear o pai chegou ao prefeito Eduardo Paes, que esteve na cerimônia de despedida. Paes, que descreveu o desenhista como o “mineiro que mudou o Rio” afirmou que Ziraldo “merece todas as homenagens possíveis”.

— Ziraldo é um mineiro que marcou a história do Rio de Janeiro e construiu um legado, de educador, de homem da cultura e de pessoa interessante que era. Uma vida bem vivida. Merece todas as homenagens possíveis — disse o prefeito.


BS20240407164016.1 – https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2024/04/07/paes-atende-a-pedido-da-familia-de-ziraldo-e-fara-estatua-em-homenagem-ao-cartunista.ghtml

A filha, Daniela Thomas. se desede do pai. Familiares, amigos e fans se despedem do cartunista Ziraldo em velório, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro(MAM). Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Família de Ziraldo pede estátua em homenagem a desenhista ao prefeito Eduardo Paes

Velório de artista acontece neste domingo no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio

A família do desenhista Ziraldo disse, durante o velório do artista no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, que sonha com uma estátua em homenagem ao artista. A filha dele, a diretora de cinema Fabrizia Pinto, disse que a ideia surgiu como um sonho antigo de ver a imagem do pai ao lado de seu grande amigo, Carlos Drummond de Andrade.

— Há muitos anos, sonho que meu pai tenha uma estátua no Rio de Janeiro como a do Drummond. É um sonho antigo — afirmou Fabrizia.

O desejo, e pedido, de homenagear o pai chegou ao prefeito Eduardo Paes, que esteve na cerimônia de despedida.

Paes, que descreveu o desenhista como o “mineiro que mudou o Rio” afirmou que Ziraldo “merece todas as homenagens possíveis”.

—- Ziraldo é um mineiro que marcou a história do Rio de Janeiro e construiu um legado, de educador, de homem da cultura e de pessoa interessante que era. Uma vida bem vivida. Merece todas as homenagens possíveis — disse o prefeito.


BS20240407154425.1 – https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2024/04/07/familia-de-ziraldo-pede-estatua-em-homenagem-ao-desenhista-ao-prefeito-eduardo-paes.ghtml